Terminei o remake de Resident Evil 4.
Eu acompanhei o desenvolvimento do jogo de perto, e eu estava muito animado vendo as entrevistas dos desenvolvedores e o foco deles em se focar mais no "horror", prezando pela atmosfera, já que o original se afastou das raízes do Survival Horror para focar mais em ação e Shooter.
A Direção de Arte desse jogo é deslumbrante! Todos os cenários são bem detalhados e bonitos de ver: Desde o vilarejo, às igrejas em ruínas ao castelo gótico cheio de câmaras secretas, objetos de tortura, monstros sinistros, sendo ele uma das minhas seções favoritas.
A atmosfera de suspense é boa, embora em termos de ação, ele tem muito mais que o original, principalmente na reta final, que rola muita explosão e destruição.
A Ashley do original é insuportável, mas eu achei a do remake bem melhor.
Inclusive, ela tem um papel mais ativo na narrativa, pois tem toda uma parte em que nós jogamos com ela, essa parte sendo o mais Survival Horror do jogo, já que a Ashley não usa armas para se defender (além de uma lanterna que paralisa os inimigos) e morre com um golpe. Essa parte é muito tensa.
Claro, ela ainda precisa ser protegida, pois os Ganados ainda podem pegar e carregar ela, ela leva dano e fica incapacitada precisando de ajuda urgente. Outra coisa é que, caso a gente acerte um tiro nela, ela morre e dá Game Over. Ainda podemos dar comandos à ela para se esconder, facilitando as partes em que temos que lidar com hordas de inimigos e ela não fica no meio do tiroteio, atrapalhando.
Teve muita coisa nova e original adicionada, aumentando a duração do jogo em comparação ao original. Mas a velha maleta continua firme, ainda podendo aumentar o tamanho dela e ainda podemos customiza-la, equipando certos itens com diferentes efeitos, desde aumentar a cura da erva, dano etc.
O famoso mercador também voltou, vendendo várias armas e outros itens.
Podemos customizar as armas, vender tesouros que encontramos ao longo da aventura, gerenciar os itens etc.
Outra coisa para se elogiar é que eles tiraram cenas mais absurdas, tipo o Leon se esquivando dos lasers a lá Matrix e as estátuas gigantes.
Esse tipo de coisa que eu não curto muito e tem muito disso no 5 e 6.
Muitos fãs consideram o remake melhor que o original, se eu tivesse que escolher, acho que ficaria com o remake (eu já não era apegado ao original mesmo).
Ele melhorou muita coisa e adicionou muita coisa legal.
Eu acho que esse jogo e o Zelda: Tears of the Kingdom têm grandes chances de ganhar o Game of the Year.
Acho que um desses dois jogos levam.
Enfim, mais um acerto da Capcom.
Agora resta saber qual será o próximo remake. Muitos querem o do 5, mas eu faço parte do grupo que preferiria um remake de
Code Veronica.
Jogamos em tuas mãos, Capcom.