Jogo: Ogre Battle: The March of the Black Queen
Produtora: Quest
Data de Lançamento: 1993
Muito bem, pessoal.
Aos 45 do segundo tempo venho trazer o término desse grande jogo. Não sou um grande conhecedor da série Ogre, mas joguei o Tactics do super Nintendo, que também possui ports para PS1 e Saturn, além de um remake para PSP e um remaster deste para os atuais consoles.
TO é realmente grandioso, um jogo que todos devem um dia jogar. Porém, antes do Tactics houve um primeiro jogo, e esse é o Battle. Quem desenvolveu os dois títulos foi uma empresa chamada Quest, que possuía grandes novos talentos da indústria japonesa de games, incluindo Yasumi Matsuno.
A Squaresoft que não era boba nem nada, aproveitou a boa fase com FF6 e Chrono Trigger, e contratou muitas pessoas e grupos para trabalhar em jogos da próxima geração, e nisso estava o pessoal da Quest que ficou responsável pelo desenvolvimento de Final Fantasy Tactics, talvez o RPG Tático mais expressivo da indústria até os dias de hoje.
Mas falando especificamente de Ogre Battle, o jogo tem um brilho, uma qualidade muito impressionante. Um jogo que inteligentemente soube dosar bem JRPG com grandes pintadas de estratégia. O mais impressionante é que você joga Ogre Battle e Tactics Ogre, como no meu caso, onde isso ocorreu após jogar Final Fantasy Tactics e vê que nada é por acaso nessa vida.
Yasumi Matsuno já era um grande prodígio e sua escrita impressionante. Seu ápice deve ter ocorrido em Final Fantasy XII, e algo depois disso parece ter ocorrido na relação entre Yasumi e a tão Square Enix.
Ogre Battle foi trazida para o ocidente pela Enix, que fez uma tradução muito boa do jogo. Creio que os conflitos internos no desenvolvimento de Dragon Quest 7 tenham pesado para a quebra de braço com a Square, e a Quest acabou absorvida pelos donos de Final Fantasy ao invés de Deagon Quest.
Final :
Que jogo, meus amigos.
Podem ir tranquilos nesse que a qualidade é absurda.
Dizem que a versão do Saturn é a definitiva, e foi até traduzida por fãs recentemente. Mas eu fui de SNES por ser mais fluído e ter quase zero de espera em loadings que os CDs de PS1 e Saturn possuem.
Independente da escolha onde jogarão, tenham certeza que a jogatina vai ser boa demais.
Por enquanto era isso