Fórum RPG Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RPG PlayersEntrar

Um fórum destinado aos jogadores de RPG

Qual RPG Você está jogando?

power_settings_newInicie sessão para responder
+14
sandrojung
Whitewolf
Saint Rafael
Filho de Gled
danthrash
rpgmaster
xandemarx
Omni
Daniel
Lalakoboldslayer
tayrone
MrLinx
Hazuki
Sorrowful-Shadow
18 participantes

descriptionQual RPG Você está jogando? - Página 47 EmptyRe: Qual RPG Você está jogando?

more_horiz
Estou jogando atualmente o Castlevania Symphony of the Night (RPG de ação).

descriptionQual RPG Você está jogando? - Página 47 EmptyRe: Qual RPG Você está jogando?

more_horiz
Eikesaur escreveu:
Estou jogando atualmente o Castlevania Symphony of the Night (RPG de ação).

Excelente escolha, jovem.
É um dos melhores jogos do PS1,e nosso amigo  @Daniel terminou ele há um tempo atrás. 

Aprecie a música dele que é sensacional.

more_horiz
@Thiago
Eu li sobre essa preocupação em deixar tudo perfeito no Koudelka.
Realmente fizeram um bom trabalho em muitos quesitos do jogo.
A batalha parece mesmo que não foi bem adaptada.
Esse meio termo de SRPG com JRPG tem que ser bem trabalhado, pois não são muitas as empresas que conseguem um brilhantismo absoluto nesse estilo. Acho que só vou conseguir ter uma opinião mais clara quando jogar, e tomara que isso seja em breve.
Novamente, parabéns pelo seu término. Esse é um jogo lindo demais.

A versão do PSP é tido por muitos como a versão definitiva do Tales of Phantasia.
Anos atrás essa versão foi usada no remake para iOS.

https://gamefaqs.gamespot.com/iphone/731148-tales-of-phantasia/data

Um grupo de romhackers disse na época que a remoção dos scripts em inglês na versão do iOS para a inserção na ISO do PSP, era algo bastante fácil de fazer. Recentemente fizeram isso com o Shin Megami Tensei do iOS. Pegaram os textos e inseriram no GBA e no PS1:

https://www.romhacking.net/translations/6129/

https://www.romhacking.net/translations/6610/

Mas por algum motivo o grupo não se manifestou mais lá nos fóruns do GBATemp, e eu não consegui nem encontrar o tópico mais. Uma pena, pois seria um bom projeto para o mundo gamer.

@Eikesaur
Rapaz, mas que belo jogo você pegou.
Eu joguei ele há alguns meses atrás e foi uma experiência fantástica para mim.
Na época eu estava jogando e assistindo o anime da Netflix, e fiquei num hype muito grande.

Da série, é o melhor que joguei até hoje, e um dos melhores Actions RPGs da era 32/64 bits.

Tomara que futuramente tenhamos o anime do Castlevania abordando o Symphony of the Night.

Qual RPG Você está jogando? - Página 47 1a3eulf

beaten Backloggery STAR My anime list STARAZUL My mangá list

more_horiz
@Daniel Eu acho que vou jogar essa versão do PSP no futuro, mas só quando ter jogado uma versão em inglês do Phantasia, aí eu já vou sabendo da história e tals. Já que eu já joguei roms de jogos em japonês sem nada traduzido.

more_horiz
Koudelka finalizado!

Muito bem pessoal, mais uma jogatina concluída, e dessa vez um jogo um pouco obscuro e até esquecido, mas que tem uma popularidade até que grande na internet.
É aqueles jogos que ninguém se importou tanto na época do lançamento, recebendo reviews mistas, mas foi ganhando reconhecimento com o passar do tempo, hoje tendo vários fãs e defensores do jogo.

Koudelka foi criado por Hiroki Kikuta, ex-funcionário da Square que deixou a empresa para criar o próprio estúdio, chamado Sacnoth, sendo Koudelka o primeiro projeto do estúdio. 
Ele e outros ex-membros também da Square se dedicaram muito na criação do jogo, à ponto de viajarem para o País de Gales (Lugar onde se passa a história de Koudelka) para fazer amplas pesquisas para colocar no jogo.
Kikuta foi o escritor, produtor, diretor e compositor! O cara é multifacetado.

Qual RPG Você está jogando? - Página 47 Maxresdefault

O objetivo principal do estúdio Sacnoth era criar RPGs mais sérios e sombrios, que fugiam da fórmula da época definido principalmente pelos jogos da Square.
Daí que veio a ideia de misturar o gênero RPG com Survival Horror, com uma gameplay que mistura exploração, resolução de puzzles, e batalhas por turnos.

As grandes diferenças de Koudelka para os JRPGs padrões da época é que não existe um Mapa Mundi para explorar; toda a ação se passa num único cenário do início ao fim: O Monastério Nemeton. Não há também lojas nem dinheiro para compras de itens, todas as armas, itens e equipamentos são encontrados espalhados por todo o monastério, e como eles são bem escassos, o jogador deve usa-los com cautela e economizar os itens. Pricipalmente as armas, já que eles tem limite de duração, podendo quebrar a qualquer momento, até em lutas contra chefes (Isso aconteceu comigo kk).
As batalhas acontecem de forma aleatória andando pelo cenário, sendo batalhas de turno padrão, mas com uma diferença: Tanto os personagens quanto os monstros podem se locomover pelo campo, como se fosse um tabuleiro de Xadrez.
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 Koudelka-game

Essa tentativa de dar um ar de diferença no Battle System do jogo acabou sendo uma faca de dois gumes, pois as batalhas são muito lentas, e a movimentação pelo campo só serviu para estender ainda mais a duração das batalhas.
As animações são muito lentas, tanto dos personagens quanto dos monstros. Uma batalha contra um monstro só pode durar alguns minutos, e com três deles, ainda mais!
Quando os personagens lançam magias, tem que se esperar 1 turno para a magia ser lançada. Isso só vai melhorando à medida que os personagens vão evoluindo e o stats de velocidade aumenta, fazendo que as ações sejam mais rápidas. Mas até isso, tem que ter paciência e esperar 1 turno para as magias serem lançadas.
E o dano infligido, tanto nos monstros quanto nos personagens, fica maior ou menor dependendo da distância entre eles. Atacar de perto causa dano maior e vice versa.
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 9429a235e402c253ad891b93a1d0346a488e9e95

O sistema de evolução é por experiências, que é ganho após cada batalha. Bem básico, a diferença sendo que a cada Level Up, os personagens ganham 4 pontos para poder ser distribuído nos stats, algo já usando em Persona e Devil Survivor.
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 58-stats_(62)

Os personagens vão aprendendo magias novas conforme vão evoluindo, mas isso acabou sendo um problema, pois sempre que um personagem evolui e aprende uma magia nova, os outros aprendem a mesma magia também! e isso acabou sendo uma escolha ruim, pois faz com que todos os personagens sejam iguais em batalha, nenhum deles tenham características ou habilidades próprias em batalhas. Todos eles têm as mesmas ações, o que ficou bem chato e sem emoção na hora das lutas. 
A única diferença é mais nos status de cada um, sendo o Edward a força física, Koudelka, a healer que ataca com magias e armas à longa distância, e James sendo um equilíbrio entre os dois.
O Battle System acabou sendo o aspecto mais fraco do jogo, na minha opinião, e eu li que o próprio Kikuta não aprovava essa mistura de SRPG e batalhas por turnos, e o pior, ele estava certo.

O resto do gameplay é exploração igual aos primeiros Resident Evils do Playstation: Controlamos a Koudelka explorando o monastério junto com os outros personagens, tem também o backtracking, ou seja, várias áreas não acessíveis no começo do jogo podem ser acessadas posteriormente quando adquiridas as chaves, coletamos itens e armas por todo o cenário, podemos também encontrar arquivos e diários que servem de exposição para entendermos certos mistérios do plot e dicas para resolver enigmas.
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 26284-koudelka-playstation-screenshot-edward-sees-somethingQual RPG Você está jogando? - Página 47 26283-koudelka-playstation-screenshot-sitting-at-a-table-with-ogdon

Aliás, o Monastério é LINDO!! O Diretor de Arte do jogo, Matsuzo Itakura caprichou muito. Aliás, o próprio Matsuzo seria o Diretor e escritor do primeiro Shadow Hearts, jogo legado nascido de Koudelka.
Eu amei toda a arquitetura gótica do lugar, onde a Koudelka vaga por corredores escuros, masmorras cheia de cadáveres, Igrejas com lindos vitrais e arte sacra, cemitérios e câmaras de tortura que orgulharia a Inquisição!!
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 361162-523954-Koudelkapossessedgamejpg-noscale
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 26279-koudelka-playstation-screenshot-on-the-stairsQual RPG Você está jogando? - Página 47 14-gug_(14)
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 20970_2545907250
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 2-thegargoyle_(12)

Comentando sobre horror gótico, é nítido também a inspiração do jogo na literatura de horror gótico dos séculos XVIII e XIX, vários dessas obras literárias tem os mesmos temas e cenários parecidos com o de Koudelka: Castelos e mosteiros abandonados, fantasmas inquietos, floresta cheia de névoa, personagens dramáticos, enfim, Koudelka é uma obra de horror gótico versão jogo. Tanto que é referenciado incansavelmente por um dos personagens poemas de Lord Byron, e Frankestein da autora Mary Shelley, que é uma obra de horror gótico, é citado em uma certa parte do jogo por um dos personagens.
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 Images16
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 Koudelka-psx

E para terminar, eu deixei para comentar no final sobre a melhor parte do jogo: Os personagens. Eu gostei bastante do elenco.
No início a relação deles é bastante caótica; só ficam brigando e discutindo entre eles por cada um ter sua opinião e visão de mundo diferentes. Temos um ladrão, um bispo fanático que fica dando sermões nos outros e a heroína que dá nome ao jogo, que é uma personagem bem ácida e debochada, ela é uma personagem maravilhosa kk.
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 Koudelka-Disc-4-210103-143232

A narrativa seguiu a rota que eu estava pensando: que no decorrer da jornada, eles iriam deixar as diferenças de lado e se unirem para sobreviverem e saíram daquele lugar vivos. E é isso que acontece. É bastante engraçado e interessante ver eles interagindo nas cutscenes.
A dublagem também é boa, eu vi em vídeos sobre o jogo que a equipe contratou atores de teatro para dar voz aos personagens, que eles queriam uma performance bastante teatral. 
Essa cena sendo uma das mais poderosas do jogo, onde a Koudelka conta sobre o passado dela. É bem triste e poderosa em termos de performance.
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 Koudelka-shadow-hearts

As CGs também são bonitas, os personagens são bem expressivos.
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 Kouldeka-cut4Qual RPG Você está jogando? - Página 47 Kouldeka-cut3Qual RPG Você está jogando? - Página 47 30-werewolf_(42)

Ah, o design dos monstros também é muito bom! Tem coisa aí que você veria tranquilamente vagando pelas ruas nevoentas de Silent Hill.
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 Images?q=tbn:ANd9GcR5G-HoaoIUhXf2AU0Ao3oFzSoSorFPm02zdA&usqp=CAU

Lembra alguém?
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 100586-koudelka-other

Enfim, eu gostei de jogar Koudelka, apesar dos defeitos, é um jogo bom que eu recomendaria para quem quer jogar algo diferenciado.
Infelizmente, pela recepção morna, o Kikuta acabou não fazendo as sequências que ele tinha em mente, o máximo que teve depois foi uma série em mangás, que conta o passado da Koudelka.
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 Capa

Meu último save:
Qual RPG Você está jogando? - Página 47 Sem_tz14

more_horiz
@Thiago
Opinião maravilhosa. Muito boa de ter lido.
Eu não sabia que tudo rolava em um só lugar, haha.
Isso deixa as coisas bem interessantes.

São jogos assim, mais diferentes, que se embarca em boas histórias.
Parabéns pelo seu término Qual RPG Você está jogando? - Página 47 1948895123

more_horiz
@Daniel Obrigado, aos poucos eu vou adquirindo confiança em escrita, um dia eu chego lá 😎
E não tem como negar que o jogo foi um projeto ambicioso, enfim, eu vou ler o mangá depois, pois tem ele traduzido em português.

E que venha Shadow Hearts!!!

more_horiz
FINALIZADO
Jogo: Tales of Phantasia
Plataforma: PS1
Produtora: Namco
Gênero: Action RPG
Data de Lançamento: 23/12/1998

Qual RPG Você está jogando? - Página 47 Npo3Gg8

Muito bem, pessoal.
Esse demorou bastante.
O pessoal força muito no HowLongtoBeat.
Terminar um jogo desses em 32 horas, numa primeira vez, olha, não acredito não.
Precisei de 43 horas. Hoje é feriado no RS, e eu devo ter jogado umas 7 horas. Rapaz, PSP tava fervendo.

Pois então, Tales of Phantasia.
Minhas experiências nessa série foram apenas no PS3, onde eu joguei o Tales of Xillia 1 e 2.
Foram jogos que eu gostei demais, mas tinha uma curiosidade tremenda pelo primeiro jogo.
Esse jogo inicial foi produzido por funcionários que em seguida sairiam da Namco para fundar a Tri-Ace.

Tales of Phantasia e Star Ocean 1 possuem grandes similaridades como era de se esperar.
Mas para alguém como eu que começou no PS3 e só agora venho a jogar a fonte de tudo, posso dizer tranquilamente que, mesmo sem os funcionários iniciais, a série Tales seguiu um caminho mantendo os jogos num estilo igual.

Qual RPG Você está jogando? - Página 47 WPCsjhf

Eu deveria ter jogado a versão do Super Nintendo, mas essa versão do PS1 eu acho bonita demais.
Na verdade, a maioria dos jogos em 2D no Saturn e no PS1 sempre achei muito atraentes.
Soma-se a isso a uma tradução soberba por fãs.
Sério, é muito bom e dá gosto de ler os textos com essa fonte usada pelo grupo romhacking:

Qual RPG Você está jogando? - Página 47 OpbgWPs

O jogo tem uma história bem dramática e te prende demais, pois você se pergunta várias vezes, durante o jogo, se realmente você está do lado do bem na história, pelos relatos que você vai aos poucos aprendendo.
E no fim do jogo vem a revelação final, e aí você se perde de vez.
Se o final é dramático, surpreendente ou um soco no estômago, aí vai de cada um dos jogadores.
A forma que você lidou com a informação até então, pode te deixar com diversas reações.

Realmente o Dhaos é um vilão muito bem trabalhado.
Eu não sei se realmente gosto desse tipo de abordagem em um personagem que deveria ser o seu inimigo, mas gostei muito de ter acompanhado ele, mesmo com atitudes maléficas.
Um brinde a um grande personagem dos RPGs  Qual RPG Você está jogando? - Página 47 1562904799

Não sou tão fã desse estilo de sistema de combate, mas é uma forma de combate que funciona bem para Star Ocean e Tales of Phantasia. Tem horas que cansa um pouco para mim, que sou mais adepto aos JRPGs de turno, mas não tenho tantas reclamações a fazer.

E poxa vida, o boss final com suas várias formas deu um trabalho tremendo.
Eu achei que não iria conseguir derrotar ele.
As duas últimas formas dele tornam difícil demais a vida para quem tem um Cless como principal ofensivista.
Jesus, eu não conseguia chegar perto do chefe. Tem um print que tirei da tela de uma hora que eu não sei como não deu game over.
Só me restou o Cless, e de alguma forma consegui reviver a Mint e sobreviver ao ataque seguinte.
Quando finalmente consegui chegar perto do chefe, aí as coisas facilitaram muito, e ele não deu tanto trabalho.
Boa dificuldade para um boss final.

Término :

Tempo:
43h 17min (último save)

Grupo:
mastered Cless, Level 75
mastered Mint, Level 74
mastered Chester, Level 72
mastered Klarth, Level 74
mastered Arche, Level 73
mastered Suzu, Level 72

Que belo jogo, meus amigos.
Merecedor de todos os aplausos.

Qual RPG Você está jogando? - Página 47 GshvXQL

Agora além de Wild Arms e Suikoden, tenho a série Tales of para continuar jogando, devido ao hype.
Assim só vou conseguir terminar minhas metas aos 90 anos, haha.

Vamos ao próximo.
Por enquanto era isso :chimas:

more_horiz
@Daniel Muito bom!
Eu também pretendo jogar mais jogos dessa franquia, os Tales of que eu joguei:
Tales of Berseria
Tales of Zestiria
Tales of Vesperia (todos no Ps3)
e um spin-off do PSP que tem personagens de vários jogos nele, mas faz tempo então nem sei qual foi o jogo.

E assisti só os animes do Symphony, Abyss e Phantasia, que são bem antigos.

Acho que os próximos que eu vou tentar vai ser o Xillia ou o Abyss.

more_horiz
@Thiago
Acho que você vai gostar bastante de jogar o Xillia.
Eu considero tanto o Xillia 1 como o 2, na mesma qualidade.
Não foram muitos os jogos que terminei no PS3, mas esses dois eu digo que são top de linha.

privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder