Pokémon: Ultra Moon finalizado!
Sendo esse o meu último RPG de 2022!
Eu já estava familiarizado com o mundo desse jogo por ter assistido a adaptação em anime dele muito tempo antes de joga-lo.
Então eu já fui sabendo das mecânicas novas, história, personagens, etc.
Foi muito bom rever os personagens do anime no jogo.
Embora eles não tenham tanto destaque, tempo de tela e desenvolvimento no jogo quanto no anime
com exceção da LillieUma coisa que eu achei interessante é que ele não segue a fórmula básica dos jogos anteriores: Você começa a sua jornada na cidade natal, escolhe um Pokémon inicial, viaja pelo continente derrotando Gym Leaders, arrecada 8 insígnias e, finalmente, participa da Liga Pokémon onde você derrota a Elite 4, o Campeão, e se torna você mesmo um.
Essa é a fórmula básica dos jogos Pokémon. É tudo quase a mesma coisa.
Nesse aqui o personagem chega na ilha paradisíaca Alola, com a mãe e o Meowth, vindos da região de Kanto.
É aí que começa a jornada do personagem na ilha, onde ele terá que passar por um Island Challenge, que consiste em passar por vários Trials espalhados em 4 ilhas, derrotar os kahunas de cada ilha (Os kahunas seriam tipo os Gym Leaders), juntar Z-Crystals, e se tornar um Champion (Capturar os novos Pokémon e ir enchendo a Dex também, é claro!).
Aqui a gente ver a criação da Liga Pokémon, que não tinha antes em Alola.
Uma das novidades dessa geração foram as versões regionais de Pokémons da região de Kanto, onde aqui em Alola eles ganharam novas formas e tipos, por causa do ambiente diferente onde eles se adaptaram. Por exemplo:
À esquerda está o Ditto na forma de Kanto, e à direita a forma do Pokémon de Alola:
Várias Pokémon de Kanto ganharam novas formas nessa geração, com tipos diferentes dos originais.
Outra adição aos Pokémon foi os Pokémon Totem, que são Pokémon "gigantes" que aparecem no final dos Trials, e que o jogador tem que derrotar para concluir o Trial.
Alguns desses Pokémon Totem são meio difíceis, aliás, acho que é a única parte do jogo que causa dificuldade, tirando isso o jogo é muito fácil, não teve tanto fator desafio.
Até a Elite 4 é fácil e a luta final com o Champion também é.
Em termos de dificuldade eu acho que os antigos são mais difíceis em comparação com esses novos, pelo menos os que eu joguei.
A exploração também é divertida. Alola tem uma cultura própria, vários costumes e cenários agradáveis.
Me parece que essa região nova foi inspirado no Havaí (Acho que toda região de Pokémon se inspira em lugares reais).
Por ser um arquipélago os cenários são cheios de natureza, praias, azul, eles são bem bonitos.
E uma coisa que eles acertaram muito no quesito exploração desse jogo, foram os
Pokémon Rider.
Pokémon que o jogador pode usar para se locomover de um lugar à outro de forma rápida e sem estresse.
Uma coisa bem irritante dos jogos antigos é que, para voar de uma cidade à outra, ou nadar pelos mares, precisava ensinar o Pokémon um HM
Fly ou
Surf, só assim o jogador podia ir rápido de um lugar para outro, a desvantagem é que esses HMs ficavam permanentemente no Moveset do Pokémon, então um movimento tinha que ser sacrificado para poder deixar o HM. Era muito chato.
Aqui os Pokémon Ride facilitaram e muito, fazendo a exploração ser bem mais fluída e rápida.
Para voar de uma cidade para outra era só chamar o Charizard.
Lapras podia nadar no oceano, Tauros quebrava as rochas, etc. Facilitou muito a exploração pelo continente (e é mais conveniente do que bicicletas rs).
Enfim, eu gostei de jogar esse Pokémon. Foi uma experiência divertida, acho que as críticas negativas ficariam por conta dos lags e downgrades que aconteciam, principalmente em batalhas em dupla, onde tinham 4 Pokémons na tela, ficava muito lento.
O jogo tem muitas cutscenes e diálogos que não tem como pular. Acho que ele é meio repetitivo e lento ao avançar o plot em certas partes.
A dificuldade do jogo acho que seria um defeito, ele é muito fácil. Tirando algumas batalhas com Pokémon Totem ele é facílimo e não muito desafiador.
Mas eu não sou o tipo de jogador competitivo que tenta criar a melhor equipe ou overpower.
Eu pego e uso os Pokémon que eu gosto. Não sou muito expert nessa questão do jogo competitivo, também.
Ah, e quando o jogo termina, tem vários extras para se fazer post-game (mas eu não sou do tipo que faz esses extras, não tenho paciência rs).
Tem até um episódio extra sobre a Team Rainbow Rocket.
Nesse episódio alguns vilões das franquias passadas aparecem em Alola e o jogador tem que batalhar contra eles.
Mas até nessas batalhas eu não tive dificuldade nenhuma, acho que por os meus Pokémon estarem lá no level 70.
Minha equipe:
Último Save: