#259Jogo: Suikoden IV
Produtora: Konami
Data de Lançamento: 2004Muito bem, pessoal.
Havia terminado há alguns dias o Suikoden 4, mas só agora, com mais tempo, posso vir aqui falar um pouco desse jogo, que aparentemente, é um título muito controverso, onde muitos fãs, ou gostam bastante do jogo ou o odeiam ferrenhamente.
Embora Suikoden 3 tenha implantado um sistema muito interessante de enredo, com o Trinity Sight, que divide a história em 3 caminhos para 3 protagonistas, outras coisas não foram muito bem pensadas, como o sistema de batalha excessivamente lento, o que acabou impactando o produto final.
Mesmo assim, S3 ainda "respirava" a alma Suikoden presente nos 2 primeiros jogos.
Suikoden 4 veio para romper muitas dessas inspirações, e apresentou muitas mudanças. O primeiro mais relevante é no sistema de batalha. O quarto jogo ganhou uma velocidade muito maior, mais ou menos no mesmo tempo de Suikoden 2. Porém o ângulo de batalha, o número de personagens e a visão do terreno é algo totalmente diferente e novo na série. Muitos não gostaram por deixar para trás o que vimos nos 3 primeiros jogos, mas eu particularmente achei as batalhas do Suikoden IV muito bem feitas.
Eu realmente gostei das batalhas, e acho que esse é o ponto alto do jogo, que também apresenta gráficos bem condizentes com que se esperava da Konami, uma das maiores empresas da era 128bits. Eu diria que Suikoden 4 está mais para o lado de Final Fantasy 10 do que para Suikoden 3. Claro, só estou fazendo uma relação de modos de jogos, e S4 nunca buscou ser um FFX e nem conseguiria, pois o jogo da antiga Squaresoft é de outro patamar, já diria o filósofo Bruno Henrique do Flamengo.
Grupo: Lazlo
59
Ted
59
Warlock
53
Snowe
55
Yu, Suporte
Tempo: 36h 31min
Uma coisa que realmente me incomodou, é que S4 é um jogo com um tema bem marítimo, e a maioria dos deslocamentos é feito por navio. Mas para aproveitar esse elemento, há viagens realmente longas, muito longas... Há viagens que podem chegar a mais de 30 minutos entre uma região até outra, e isso é algo muito exagerado.
Não é um jogo ruim, se você considerar Suikoden 4 como um título independente.
E eu havia levantado uma dúvida quanto ao Suikoden Tactics, se era mesmo um jogo pertencente à série, já que no Japão o título é totalmente diferente. Mas pelo que pude ler, muitos personagens de Suikoden 4 aparecem no Tactics, incluindo o protagonista, então acho que o mistério está resolvido.
Creio que agora então seja melhor jogar o Suikoden Tactics e deixar o S5 por último.
S4 é um bom jogo, e não me decepcionou, embora pudesse ter evitado alguns exageros. No modo geral, um bom jogo.
Por enquanto era isso