Fórum RPG Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RPG PlayersEntrar

Um fórum destinado aos jogadores de RPG

Qual RPG Você está jogando?

power_settings_newInicie sessão para responder
+14
sandrojung
Whitewolf
Saint Rafael
Filho de Gled
danthrash
rpgmaster
xandemarx
Omni
Daniel
Lalakoboldslayer
tayrone
MrLinx
Hazuki
Sorrowful-Shadow
18 participantes

descriptionQual RPG Você está jogando? - Página 70 EmptyRe: Qual RPG Você está jogando?

more_horiz
@Omni O Final Fantasy Crisis Core tem muito conteúdo opcional, mas não em pós-game, é dentro do jogo mesmo. Eu fiz várias missões e completei só 20%, não consegui tankar o resto kkk.

@Daniel Eu lembro desse banner, e pelo jeito, o @Hazuki deve ser fã do jogo Very Happy
Ano passado saiu um anime dele, e o segundo jogo para o Switch.
Ele é muito bom, tem uma jogabilidade bem rápida e meio viciante, usando os Tazos como ataques.
E a OST então nem se fala. As músicas são muito boas. Qual RPG Você está jogando? - Página 70 1041290732

Esse jogo do Mega Drive parece ser bem underground (ou deve ser a minha ignorância por quase não ter jogado nada desse console).
A capa do jogo, pelo menos, não passa uma imagem diferente do jogo, como as capas de Suikoden kkk.

descriptionQual RPG Você está jogando? - Página 70 EmptyRe: Qual RPG Você está jogando?

more_horiz
Eu tenho que testar essa Enhanced Edition desse jogo maravilhoso. I love you
Que jogo, meus amigos!
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Images-2

more_horiz
@Thiago
Devo confessar que fui descobrir o Fatal Labyrinth há umas semanas atrás enquanto assistia um vídeo sobre Roguelike.

A Sega colocou ele na Steam até.
Tem bastante jogos de Mega Drive lá na loja.
Provavelmente esses jogos sejam executados em um emulador embutido.

O jogo fez muito sucesso na época, por incrível que pareça.

Um mês após o lançamento, a Sega começou a produzir a sequência com extrema rapidez, e terminaram em 30 dias o jogo que acabou sendo intitulado Dragon Crystal, para o Game Gear.

Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Dragoncrystalggj

Anos mais tarde houve um Dragon Crystal 2 para celulares japoneses, nas parece não ter havido boa recepção do mercado.

Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Dcrystal2-1

more_horiz
Thiago escreveu:

@Hazuki Eu comentei sobre esse Lost Odyssey uma vez por aqui.
Acho que o que matou o jogo foi ele ser exclusivo de Xbox e quase ninguém jogou ou conhece ele.

Pois é, uma lástima real. Na época ele fez parte de uma das investidas da Microsoft em conquistar o público japonês, contudo nenhum XBOX caiu em gosto nipônico e até hoje a história se repete: o PS4 tem vendido mais que os Series X|S no país! lol

De qualquer forma se eu fosse a Microsoft ou Mistwalker disponibilizaria uma versão remasterizada de ambos pra PC e outras plataformas. Como os demais Blue Dragon foram lançados pra Nintendo DS por exemplo, vejo um remaster do original ao Switch como algo bem natural. Enfim.

Aproveitando, parabéns pelo término de Crimson Gem Saga. Se não me engano ele é de PSP, certo? Eu o tinha adicionado aqui há anos na lista de espera do portátil mas até hoje não joguei. Porém pelo que você disse ele está bem longe de ser algo memorável, infelizmente, mas pelas imagens postadas recordei que foi justamente o design de personagens e gráficos no geral que me chamaram atenção. Quem sabe uma hora eu crio coragem e dou uma chance? Mas acho que minha lista de pendências (infinita) do PSP tem outras prioridades.

Daniel escreveu:
@Hazuki
Pior que o Ys 1 e 2 originais, têm um sistema de ataque e defesa que são bem complicados de assimilar logo que se inicia.
No Alcahest, pelo menos em termos de ataque é normal, só na questão da defesa que ele complica.
Mas é de boas. Um jogo bem legal.

E Blue Dragon sempre me cativou quando via os jogos de XBOX. As imagens dele são muito legais, e parece ser um jogo que investiram bastante.

Lembro de ter jogado o primeiro Ys, se não me engano, no Master System e tive problemas com a mecânica. Não sei se os dois primeiros tiveram atualizações ao nível de jogabilidade do Origin, mas são jogos cujos controles me assustam até hoje... Prefiro me aventurar por Alcahest como mencionado, pois ao que tudo indica é questão de se acostumar a forma de defender.

Sobre Blue Dragon, tá gostosinho de jogá-lo. Tô chegando a 30 horas, farmando bastante XP pra evoluir as classes das sombras que cada protagonista usa pra atacar/se defender. Só que alguns pontos enquanto considere muito bons, como a falta de encontros aleatórios, outros como a ausência de um mapa completo das dungeons me deixa perdido e confuso na hora de explorar certos locais cujo design acaba sendo repetitivo. Antes de começá-lo porém já tinham me dito que o Lost Odyssey, da mesma desenvolvedora, envelheceu melhor.

Daniel escreveu:
@Thiago
Pior que os três desenhistas dos personagens trabalharam no The World Ends With You Laughing
Esse jogo do NDS eu sempre tive curiosidade em jogar.
Anos atrás o  @Hazuki até fez um banner do jogo aqui para o fórum, que ficou um bom tempo estampado aqui.

Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Header-2

Ah The World Ends With You faz parte da minha vida, me marcou bastante por diversos motivos inclusive, como o próprio @Thiago mencionou, pela trilha sonora do Takeharu Ishimoto que é simplesmente fenomenal. Ainda não vi o anime e cheguei a começar a continuação, porém não a terminei; embora o pouco tempo que tenha passado com NEO: TWEWY tenha sido bacana, considero difícil ele me marcar tanto quanto o original que, dentre outras coisas, tinha um esquema de jogabilidade único usando as duas telas do DS pra mostrar a batalha e necessitando o jogador controlar dois personagens simultaneamente. Um RPG fantástico, singular.

E esse Fatal Labyrinth aí me lembrando também o quanto tenho receio de Roguelikes. Sempre me interesso em começá-los, mas fico apreensivo por temer um desafio extremo e frustante. Shiren e demais citados sempre despertam grandes vontades, mas ainda não joguei nenhum. Talvez um clássico mais simples como esse sirva de boa porta de entrada. Ademais, boa jogatina DanZ!

Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Daibokem-banner

more_horiz
@Daniel Então tem a opção de jogar esses jogos antigos oficialmente.
Mas, no meu caso, acho que eu vou ter que ir de emulador de Mega Drive mesmo kkk.

Eu estou no final da rota da Mint. Acho que eu já acabo hoje ou amanhã.
Vou postar o término do Crisis Core. ::PC::

@Hazuki Eu já vi comentários de pessoas afirmando que o Lost Odissey é o verdadeiro Final Fantasy XIII. Mas foi esquecido mesmo, infelizmente.
E sim, o Crimson Gem Saga é de PSP. Eu não sabia nada sobre esse jogo quando comecei a jogar, mas parece que o estúdio faliu. Por isso o jogo nunca teve continuação pra terminar a história. Eu vi gente comparando ele com o Final Fantasy Tactis, mas não, NÂO MESMO que vale a comparação Laughing .

E eu vou (um dia) testar o emulador de Switch. Aí eu vou tentar jogar o NEO.
E o compositor é o mesmo que fez a OST de Crisis Core Final Fantasy VII Very Happy que eu terminei ele há uns dias atrás.

more_horiz
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Final-Fantasy-VII-Crisis-Core-900x503.jpg
Crisis Core: Final Fantasy VII finalizado!

Eu devia ter jogado esse jogo há muito tempo já, mas na época eu não gostava muito de Action-RPG. RPG pra mim, era só de turno. Felizmente eu não tenho mais essas limitações quando se trata de sub-generos de RPG.

Esse jogo do PSP é uma prequel de Final Fantasy VII, se passando 7 anos antes dos eventos do VII.
O protagonista sendo o famoso SOLDIER Zack, que aparece bem pouco no VII, e aqui nós acompanhamos ele trabalhando para a Shinra, enquanto nós vemos a relação dele com os personagens já conhecidos: Aerith, Cloud, Os Turks, Sephiroth, até chegar no flashback da tragédia de Nibelheim, que foi refeita aqui, sendo o ponto alto no jogo, mas eu vou entrar nessa parte depois.

Apesar do Zack ser o protagonista, o ponto foco da narrativa são o trio de "SOLDIERS lendários": Angeal, Sephiroth e Genesis, o primeiro sendo o mentor de Zack, sendo uma inspiração pra ele, o último sendo o inimigo principal da história.
Os três dividem uma história juntos, mas devido à certos eventos, o trio acabou se separando, cada um seguindo seu caminho.
Eu achei interessante que o Sephiroth aparece desde o início, sendo uma pessoa "normal": ele interage com outros personagens, tem até senso de humor, dá conselhos para o Zack, enfim, uma figura de autoridade que é respeitada.
Só depois de certos eventos que ele acaba perdendo o controle e jogando tudo para o ar, culminando em um evento trágico que acabou afetando não só com ele mesmo, como todos os envolvidos.
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Crisis-core-final-fantasy-7-reunion-screenshot-with-genesis-angeal-sephiroth-renders
Os SOLDIERS lendários: Genesis, Angeal, e Sephiroth

A campanha principal do jogo é bem curta, levando cerca de até 10 horas para acabar. Mas a duração pode ser muito maior se o jogador decidir fazer as missões secundárias que ficam disponívels ao decorrer do jogo.
O jogador vai decidir quanto tempo irá durar a sua aventura: seja 10 horas, 20 horas, 50 horas... eu achei honesto deixar o jogador escolher por si mesmo se irá fazer ou não os conteúdos opcionais, ao invés de obrigar o jogador a fazer conteúdo inútil e irrelevante só porque o jogo precisa durar 50 horas.
Como eu comentei, as missões não são obrigatórias, mas o jogador pode ganhar várias recompensas ao faze-las, desde: desbloquear slots para equipar mais acessórios, ganhar Summon Materia (Eu ganhei a Materia Odin ao completar uma missão dessas), vários itens únicos para poder fundir com materia, etc.
Há coisas legais para ganhar completando a missão, muito conteúdo extra para fazer. O problema é que essas missões são muito repetitivas, sendo sempre para derrotar certos tipos de monstros, lutar de novo com chefes, sendo também sempre os mesmos cenários do jogo, podendo causar cansaço e saturação visual.
Eu concluí só 20% dessas missões secundárias.
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Sem_tz11

A jogabilidade do jogo é bem simples: sendo o Zack trabalhando para a Shinra, concluíndo missões, encontrando personagens e desenvolvendo relações com eles, à medida que vai se envolvendo no conflito do trio de SOLDIERS lendários.
A exploração é bem direta e linear. As áreas são sempre corredores curtos, avançando sempre em frente e abrindo baús.
As batalhas acontecem de forma aleatória, e é uma mistura de Action com Turnos.
Nós podemos selecionar os comandos do menu e Zack os executa automaticamente. Ele pode atacar, usar Materia, itens e defender dos ataques inimigos.
A maior mecânica das batalhas é o DMW (Digital Mind Wave), uma roleta/máquina de Pachinko que aparece na tela, possuindo números e imagens dos personagens principais.
Cada combinação de números e imagens garantem vários benefícios na batalha, seja: Usar MP/AP sem custos, performar vários Limits Breaks diferentes, ganhar vários buffs, ganhar Level Up, evoluir matérias, e até invencibilidade.
São várias possibilidades de benefícios e ações em batalhas. Summons acontecem só através do DMW, e não por Materia, como era no VII. Isso acontece quando o DMW muda para a roleta com as imagens dos Summons.
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Sem_tz27
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Sem_tz25

Comentando sobre Materias, há um menu próprio chamado Materia Fusion que, como o nome diz, é onde o jogador pode fundir Materias com vários itens e pedras especias, criando uma Materia mais poderosas e ataques mais poderosos. É bom o jogador ir sempre combinando as Materias e ver o que vai sair da fusão.
Não tem equipamentos para comprar, podendo equipar somente acessórios que aumentam os stats do Zack, que são ganhos em batalhas ou completando missões secundárias.
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Materi12
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Materi13

Esse capítulo da franquia Final Fantasy VII é a história de origem do Zack. Ele sendo o típico herói carismático e ingênuo (e bobo rs), como ele tinha o sonho de se tornar um herói e ser um SOLDIER perfeito. Como ele começou trabalhando na Shinra como um SOLDIER 2nd Class e usando uma espada genérica, até ele ser promovido à 1st Class e ganhando a icônica espada |Buster Blade, herdada pelo seu mentor Angeal, depois passada adiante para o Cloud, simbolizando o "Legado" de Zack e como a memória dele continuará viva através da espada e também da própria existência do Cloud, que seguirá seus passos, mas com um objetivo totalmente diferente.
Nós vemos como ele encontrou caras já conhecidas pelos jogadores, vendo o vínculo entre eles ir se desenvolvendo, e como o Zack teve uma grande influência neles, principalmente a Aerith e Cloud.
Aliás, todo o encontro entre Zack e Aerith é exatamente igual ao encontro dela com o Cloud. Zack caindo do "plate" e indo direto para o campo de flores dentro da igreja, encontrando Aerith. Daí em diante os dois começam a desenvolver uma relação, sendo revelado que foi o Zack quem deu a ideia para a Aerith se tornar uma florista e vender as flores em Midgar (sendo o Zack, o responsável indireto pelo futuro encontro entre ela e Cloud), tem até uma pequena quest para juntar os materias para construir o carrinho de flores.
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Sem_tz35
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Sem_tz36
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Sem_tz37
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Sem_tz52
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Sem_tz53

Mais para frente, em uma missão, Zack conhece o novato Cloud, que estava na primeira missão, e logo os dois também criam um vínculo imediato, Zack servindo como uma figura de autoridade e admiração para o menino Nuvem.
Há vários momentos nesse jogo com homenagens e referências e que remetem ao jogo principal, seja pequenos diálogos e "piscadinhas" do roteiro que fazem os conhecedores do VII entenderem e já saber do que se trata certos fanservices.
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Sem_tz54
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Sem_tz55
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Sem_tz56

Como eu comentei, o ponto alto da história é o capítulo em Nibelheim, que é o flashback que mostra a destruição da cidade pelo Sephiroth, após ele descobrir a verdade sobre sua origem e o Projeto JENOVA.
Essa tragédia não só afetou ele, como todos os envolvidos na missão: Cloud, Zack, Tifa, essa sendo a mais afetada, à ponto de pegar ódio de SOLDIERS e da própria Shinra (e nós sabemos o caminho que ela tomou 7 anos após essa tragédia).
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Ulus1010
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Ulus1028
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Ulus1029
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Ulus1015
Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Ulus1016

Daqui em diante, a história é só desgraça e tragédia, muitas coisas aconteceram que acabou afetando o Zack, fazendo ele se questionar sobre a Corporação Shinra e sobre o próprio papel dele como SOLDIER.
Como ao longo do jogo o Zack vai descobrindo "verdades inconvenientes" sobre a Shinra, a relação conturbada e passado do seu mentor Angeal, a loucura de Sephiroth em Nibelheim, e a descoberta sobre o Projeto JENOVA e os experimentos nos SOLDIERS de 1st Class.

Acontece muita coisa nessa reta final desse capítulo, que não tem como se aprofundar por causa de spoilers, mas quem jogou e conhece já sabe que a conclusão foi trágica e triste.
Enfim, Crisis Core é um jogo interessante para quem quer se aprofundar no capítulo do Zack, ver o desenvolvimento dele com os outros personagens e as referências ao VII.
A batalha dele é legal, podendo fazer vários combos e ações, eu achei o combate bem fluído. Um problema seria as missões opcionais sendo muito repetitivas, até as missões principais que avançam o plot, algumas não são tão legais.
As Dungeons são sempre corredores lineares e pequenos, não tendo muito o que fazer além de abrir baús.
A OST também é boa, o compositor é o Takeharu Ishimoto, algumas músicas sendo remixes de faixas de Final Fantasy VII.

Qual RPG Você está jogando? - Página 70 CrisisCoreReunion-1068x580

Prints da reta final: Spoiler everywhere...
Spoiler :

more_horiz
@Hazuki
Eu também sempre tive receio de jogar Roguelikes, pois achava bem complicado.
O que sempre me deixava mais apreensivo, é que todo Roguelike tem áreas secretas nos mapas, e você tem que ficar checando, em cada passo, cada ponto das paredes para ver se alguma habilita a área secreta para você descer ou subir andares. E isso é bem cansativo de fazer em todo andar. Talvez seja por isso que a maioria desses jogos tenha entre 5 e 8 horas de duração.

Mas há pessoas que gostam muito disso Laughing

Qual RPG Você está jogando? - Página 70 IMG-20230416-200158

O Ys se torna mais comum como RPG de ação no YS 4. Ali eles deixam esse sistema de ataque e defesa estranhos de lado, e partem para algo mais Alcahest. O Ys 3 tem um remake do PSP que também usa o sistema atual, mas creio que o Ys 1 e 2 da Steam mantenha a forma original, mas posso estar não me lembrando bem agora.

@Thiago
Parabéns pelo seu término hooray
Crisis Core eu acho que é o RPG com mais adeptos no PSP, e ele fez muito sucesso entre os jogadores que gostam de FF7.
Eu também não curto muito a parte das missões extras. Igual você postou, não é tanto uma questão de serem sidequests, mas sim a repetitividade delas ao infinito e além, com mapas lineares e inimigos sempre retornando.
E esse final é bem foda de assistir, pois mesmo nós, sabendo como terminaria, realmente a forma que a Square produziu foi de cortar o coração, e isso é inesperado.

Mais uma vez, parabéns pelo termino Qual RPG Você está jogando? - Página 70 1948895123

Qual RPG Você está jogando? - Página 70 IMG-20230416-200405

more_horiz
O Crimson Gem Saga tá fluindo bem aqui. Disse que ia comentar depois do prólogo e já estou no Capítulo 3. Hehe.

Esse jogo é melhor do que o esperado e, com certeza, não vou chamar de Astonishit. Teve um  momento que a Spinel ia passar a mão num vaso e o Killian não deixou. Mas ela reclama dele, porque ele entra na casa dos outros pra ficar looteando tudo. E chama ele de hipócrita. Laughing Laughing Laughing

Eu adoraria falar o meu tempo de jogo, mas eu não sei qual é, porque o jogo conta o tempo mesmo com o aparelho em stand-by. Então, tem muito mais horas do que eu realmente joguei.

Mas fora isso, tá muito bom.

more_horiz
@Saint Rafael
Deveras interessante essa personagem Spinel Embarassed

Qual RPG Você está jogando? - Página 70 5VArwOT

beaten Backloggery STAR My anime list STARAZUL My mangá list

more_horiz
ARPG FINALIZADO INGLÊS ROGUELIKE MEGADRIVE

Jogo: Fatal Labyrinth
Produtora: Sega
Data de Lançamento: 1990

Qual RPG Você está jogando? - Página 70 89fREYh

Muito bem, pessoal.
Terminei ontem o Fatal Labyrinth, que no Japão é conhecido como Labyrinth of Death.
Nos últimos dias dei umas pinceladas boas no gameplay e outros elementos do jogo aqui no tópico, então esse vai ser um post mais curto, tendo em vista que é um jogo de pouca duração e com mecânica limitada.

Esse é um dos pais do gênero Roguelike, e no Japão, é extremamente cultuado o jogo.
Mesmo os youtubers com baixa idade jogam o game:

Qual RPG Você está jogando? - Página 70 TXpxWaF

A premissa de história do jogo é relativamente simples e não é o foco principal. O jogador controla um jovem guerreiro que é convocado pelo rei para uma missão perigosa: entrar em uma Dungeon mortal e recuperar um amuleto mágico que foi roubado pelo vilão Darklord. A Dungeon em questão é conhecida como "Dragonia", e é famosa por suas armadilhas mortais, monstros perigosos e tesouros valiosos.

O sistema de batalha em Fatal Labyrinth é baseado em turnos, mas com movimentação de um RPG de ação, onde o jogador e os inimigos se revezam para realizar ações. Quando o jogador entra em uma sala onde há inimigos, o jogo muda para uma tela de batalha, onde o jogador pode escolher entre atacar, usar um item ou fugir. Os inimigos têm seus próprios pontos de vida e habilidades, e podem atacar o jogador de perto ou de longe, dependendo do tipo de inimigo.

Qual RPG Você está jogando? - Página 70 RgULREj

Qual RPG Você está jogando? - Página 70 T5dH06r

À medida que o jogador avança pela Dungeon, ele enfrentará inimigos cada vez mais fortes e resistentes. Para lidar com isso, o jogador deve coletar itens que aumentem seu poder de ataque e defesa, além de itens de cura para se recuperar após batalhas difíceis. O jogador também pode encontrar baús e salas secretas que contêm itens raros e valiosos que podem ajudar a tornar a jornada pela masmorra mais fácil.

Cada andar da Dungeon é dividido em várias salas, que são conectadas por corredores. Cada sala tem um formato diferente, e algumas delas contêm itens ou inimigos. O jogador precisa explorar cada sala para encontrar a saída, que leva para o próximo andar da masmorra.

No entanto, ao contrário de muitos jogos de RPG, Fatal Labyrinth não permite que o jogador retorne a andares anteriores da masmorra. Isso significa que o jogador deve ser cuidadoso ao avançar pelos andares, pois não há volta para recuperar itens ou enfrentar inimigos que foram deixados para trás. Isso aumenta a tensão e a importância das escolhas que o jogador faz durante a jornada pela masmorra.

A dificuldade do jogo é uma realidade que não deve ser ignorada.
Se você não fortificar o herói com bons equipamentos, vai acabar morrendo muito nos próximos andares.
Isso significa que você tem que investigar cada canto e cada parede da dungeon, em busca de salas secretas e itens melhores.
Isso é bem cansativo as vezes, mas essencial para fechar o jogo.

O chefe final é derrubado com certa facilidade, desde que você não se afobe muito.

Status:
CORAÇÃO Lord Master
LEVEL 31
HP 828
::espada:: Excalibur
::elmo:: Hyper Helm
::escudo:: Steel Shield
::armadura:: Battle Armor

fim :

Qual RPG Você está jogando? - Página 70 Sk97Xeh

Por enquanto era isso pc

beaten Backloggery STAR My anime list STARAZUL My mangá list