#232FINALIZADO
Jogo: Lunar 2: Eternal Blue Complete
Plataforma: PlaystationMuito bem, pessoal.
Fechei esse jogaço no sábado mas não consegui postar no fórum no dia.
Fiquei malzão da garganta no findi, e é nessas horas que você vê como faz falta um White Mage na sua vida para te conjurar Esunas, Curagas, e até auto-lifes conforme a idade avança
Brincadeiras à parte, joguei então a senhorita Lunar Eternal Blue.
Eu sou fanboy apenas de uma empresa do mundo RPGmístico, e esta é a Game Arts.
Não é uma empresa de ponta, seus jogos eram modestos em todos os quesitos imagináveis, mas enfim, fizeram Grandia que é o grande amor da minha vida gamer.
Em 10 de Janeiro desse ano eu havia terminado o Lunar 1, remake para o PSP, e havia dito que havia gostado muito mesmo do jogo:
https://bit.ly/3z58NbBEm algum momento da década de 2000, eu havia terminado o Lunar: Walking School do Game Gear, primeiro portátil da Sega. é um dos jogos mais obscuros da Game Arts, mas mesmo assim muito cativante.
O Lunar 1, até por ser bem recente na minha memória, lembro com muitos detalhes, e ele é um grande jogo, com uma história belíssima.
Não digo que se aproxima da série Grandia, mas para mim é um dos bons jogos que o PSP ostenta como exclusivos.
Dessa vez eu joguei o primeiro remake feito do segundo jogo, que saiu para Saturn e Playstation 1.
Nossa, o jogo é muito bonito, e as animações em anime nas CGIs são muito nostálgicas.
Por eu já ser um pouco velhinho, a década 90 me traz muita satisfação em assistir.
Eu já joguei muitos jogos dessa época do PS1 onde as dublagens começaram a aparecer.
Sabemos que os japoneses sempre fizeram um trabalho de alto nível.
Com os anos se passando o ocidente foi se profissionalizando mais.
Esse jogo foi lançado 2000, e foi um trabalho espetacular que os americanos fizeram.
Não só a dublagem dos diálogos e golpes, mas as canções que também foram dubladas, tudo em altíssimo nível.
Eu digo que está melhor, inclusive que Valkyrie Profile.
No rank da IGN dos 100 melhores RPGs da história, o Lunar: Silver Star Story aparece na 61°, e o Lunar: Eternal Blue na 64°.
Ambas as versões consideradas foram as originais do Sega CD.
https://www.ign.com/lists/top-100-rpgs/Mas são tão próximos assim em qualidade?
Olha, julgando a história e enredo eu diria que são, sim.
São dois jogos muito bem desenvolvidos e com características diferentes em sua formação.
O Alex e o Hiro tem propostas como protagonistas que se assemelham na finalidade, mas na caracterí9stica pessoal eles são diferentes. Mesmo assim a Game Arts fez um papel incrível nos dois jogos.
Se eu tivesse que escolher apenas um entre os dois, seria extremamente difícil.
O Lunar 1 me parece ter um enredo um pouco melhor, enquanto o Lunar 2 parece ter a história um pouco melhor.
Os dois jogos, realmente são dum nível semelhante.
O que é extremamente positivo.
Fico pensando o quão forte foi a morte do fundador da Game Arts em 2011 na empresa, o Takeshi Miyaji, pois a empresa praticamente não investiu em mais nada desde então. Deve ter sido um choque muito grande para todos numa empresa que, mesmo pequena, havia conquistado ter seus jogos distribuídos pela Square Enix. Uma pena tudo o que aconteceu.
Sobre minha jogatina no Lunar 2, foi tudo muito bom.
Já havia mencionado antes, mas a Lucia é linda demais, e o charme dela encanta o jogo de um modo diferente.
Não só pelo belo traço do desenhista nipônico, mas falo da construção da personagem.
Ela não sabia nada da emoção humana, então, inicialmente, ela é muito séria a ponto de ser insensível.
Tem diálogos muito bem feitos, com ela levando as piadas do grupo muito a sério, onde ela levava tudo a ser interpretado literalmente.
Eram as melhores passagens do jogo, e eu ria muito de tudo aquilo.
O sistema de batalha é ágil e rápido.
Eu gosto muito disso. Realmente não me encanta muito alguns jogos das eras 32 e 64bits em que os personagens parecem carregar chumbos nos sapatos e que parecem entrar em modo "Cavaleiros do Zodíaco" para desferir qualquer golpe.
A história é cativante demais, e com certeza vale jogar mais do que as 35 horas de média que o how long to beat registra como média. Eu joguei por 53 horas, sem nenhum faq de apoio, e sem fazer grinds exacerbados.
O jogo valeu por cada hora jogada, e agora eu tenho um novo xodó no playstation 1.
Grupo: Hiro, Level 52
Ronfar, Level 52
Leo, Level 52
Jean, Level 52
Lemina, Level 52
Tempo:53h 18min (último save)
Um jogo com um carisma incrível, com pitadas de humor que lembram bastante Grandia.
Animações em CGIs maravilhosas, com uma dublagem ocidental fantástica.
Vale muito a pena dar uma oportunidade para esta série, pois Lunar 1 e 2 são uma obra prima.
No fundo no fundo, eu considero este segundo jogo melhor.
Vamos ao próximo.
Por enquanto era isso