Well, vamos por partes, pelo que entendi nas pesquisas que fiz ha pouco tempo, ta o seguinte.
Geração: 128 bits >>> Os jogos para PCs da geração eram baseados ainda em single core (CPUs) e a tecnologia usada em consoles ainda era complexa e não era medida da mesma forma tanto que foi a ultima geração a se usar a Taxa de bits pra se qualificar a mesma. Os jogos do periodo de migração da geracao ja passavam a exigir 2 ou 3 nucleos para desempenho máximo, e esse desempenho DUal core era o que mais se aproximava dos consoles em questao, passando entao a se tornar o padrao da geração.
Geração: XBox 360 / PS3 >>> Os consoles ganharam arquitetura mais parecidas com as dos PCs, passando a usar Placas de video dedicada, memoria ram dedicada e mais rapida alem de processador especifico com mais nucleos, ditando assim o ritmo dos jogos para PCs. Que tomaram por padrão os 2 nucleos e na maioria das vezes adaptados ja aos Quad Core para pleno desempenho, agora no final da geração alguns jogos e ports pedem ate uma sobra ou seja, um Six Core para um máximo desempenho alem de hardware de video dedicado.
Geração: PS4 / XBox One >>> Consoles ja baseados numa nova arquitetura usufruindo de 8 nucleos em seus processadores alem de APUs (XBONE) e video integrado mais potentes. Nos jogos da atual geração pra PC ainda não temos nada que foi feito pra rodar em 8 Nucleos (Watch Dogs foi desenhado exclusivamente para Quad Cores mas mesmo assim pedem um Octa Core, erro fatal que acaba quebrando o jogo, que roda melhor num six ou Quad Core, Octa Core pra ele é desperdicio). Creio eu que lançamentos futuros como The Witcher III sim possa serr mais adaptado a nova tecnologia, mas a mesma se estara em pleno uso na proxima geração, como acontece na corrente tecnologica desde os Single/Dual Core.
Ou seja a questao dos emuladores eh simples, pra ao menos roda-los antes de tudo aconselho assegurar que seu PC está ao menos 1 passo a frente da Geração ao qual pretende emular.
(So não me pergunte como um Dolphin da vida roda plenamente bem no meu PC com um humilde Dual Core - que não tem mais 2 nucleos emulados como o i3 - porque, sinceramente, não sei.)
Tambem varia muito do sistema a ser emulado, pois antigamente o grau de complexidade das arquiteturas era imensuravelmente maior do que o q temos hoje, vide Atari Jaguar, Sega Saturn, Panasonic 3DO e o próprio PS2...