Tirando os ports e remakes, o que joguei e finalizei foram esses da sétima geração:
DS:Dragon Quest IX
Dragon Quest Monsters: Joker
Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates
Final Fantasy XII: Revenant Wings
Fire Emblem: Shadow Dragon
From the Abyss
Hero's Saga: Laevatein Tactics
Phantasy Star Zero
Rhapsody: A Musical Adventure
Rondo of Swords
Sands O f Destruction
Suikoden Tierkreis
Super Robot Taisen OG Saga
Valkyrie Profile: Covenant of Plume
Wii:Dragon Quest Swords
Fire Emblem: Radiant Dawn
The Last Story
Pandora's Tower
PSP:Crisis Core: Final Fantasy VII
PC:Diablo III
Monster Girl Quest!
Monster Girl Quest! 2
Para mim, nenhum destes que joguei tem um status lá de grande jogo.
Iniciei inúmeros no DS, PS3 e Wii, mas ou não tive tempo para analisar bem e continuar jogando, ou não me chamou atenção mesmo alguns com um bom hype.
Eu diria que para portáteis, mesmo com uma limitação bem maior, o
Revenant Wings do DS é minha escolha natural, pois o Crisis Core falha em muitos pontos na minha opinião, mesmo tendo um gráfico lindo e uma OST acima de qualquer padrão do mundo portátil.
Para console é mais difícil pois joguei poucos e tenho finalizado apenas jogos de Wii.
Dentre o 4 citados, não há nenhuma dúvida sobre a escolha do
Fire Emblem: Radiant Dawn.
Mas fica a menção do Xenoblade que tenho umas 60 horas de jogo, além do Pandora's Tower que mesmo com suas limitações, conseguiu inovar um pouco e tem um bom desafio seja contra o tempo, seja na customização das armas, seja nos puzzles malditos das duas últimas torres
Para PC, também não tem muito o que discutir:
Diablo III.
Rolou boas horas de jogatina e de repente rolará bem mais com a expansão. Não tive nehum problema com o jogo, e todo aquele mimimi nem de longe condiz com o jogo. Não posso comparar com o D e D2 pois não os joguei.
Os Monster Girl Quest! embora bem apreciados, são jogos de "fundo de quintal". Não dá para comparar.
Portátil: Final Fantasy XII: Revenant Wings
Console: Fire Emblem: Radiant Dawn
PC: Diablo III
Lista pequena demais para ter uma melhor conclusão.