Na longa entrevista com a PC Gamer, o Produtor Executivo da Bioware, Mark Darrah - atualmente trabalhando nos últimos ajustes para Dragon Age: Inquisition - ofereceu uma visão interessante sobre a Idade de Ouro que o gênero está agora testemunhando. Ele mencionou que a cada geração de consoles o gênero dominante surge, e que um jogo específico determina essa mudança; claramente Bioware espera que Dragon Age: Inquisition faça parte dessa conquista.
"Eu acho que nós estamos vendo duas coisas, em jogos como Wasteland 2, eu acho que nós estamos vendo uma espécie de retomada dessa velha escola, de cima para baixo nos jogos de role-playing do final dos anos noventa. Eu acho que, assim, algo que aconteceu praticamente cada vez que nas gerações de console se desenrola temos o surgimento de um novo gênero dominante. Como, Shooters não eram um gênero dominante de uma geração atrás, ele se tornou dominante no que hoje é a último gen. E eu acho que nós estamos prestes a ver isso de novo. Quero dizer, considerando que eu não sou exatamente imparcial sobre este tema, mas eu acho que nós podemos ver este momento ser dos RPGs novamente."
"O que você já viu antes ao virar de gerações a chegada de algum jogo transmite um tipo de sinalização de mudança. Halo 1 sinalizou a ascensão dos shooters para consoles. Eu acho, Skyrim, Far Cry, esses tipos de jogos são um grande sinal, levando a tendência aos jogos de mundo aberto. Não necessariamente jogos de RPG".
Darrah também explicou sobre por que o momento do RPG esperou chegar somente agora - a tecnologia pode ser parte da razão e aparentemente, juntamente com os jogadores que agora expressam um gosto mais sofisticado.
"Certamente, quando você olha para trás e você dissecá-lo você pode explicar isso como uma pura questão de tecnologia, porque tivemos o momento de Corridas e em seguida os Shooters, e do ponto de vista técnico, é um pouco mais fácil de fazer um bom jogo de corrida do que é fazer um bom Shooter. Assim, o hardware começou melhorar e, de repente, os Shooters saíram na frente. É ainda mais difícil fazer um bom jogo de role-playing bonito. Eu não acho que é puramente tecnológico, mas eu acho que é fácil ver por esse lado. Eu acho que os jogadores estão ficando mais sofisticados, à procura de uma experiência mais sutil, e eu acho que role-playing games já estão prontos para cumprir esse desejo."
Como um grande fã de RPG, eu não poderia estar mais feliz por tantas distintas encarnações da alma do RPG, mas igualmente atraentes.
Dragon Age: Inquisition, será lançado dia 18 de Novembro para as plataformas PC, PS4, PS3, Xbox 360 e Xbox One.
Fonte: http://www.worldsfactory.net/2014/11/05/bioware-dev-rpg-could-be-this-gens-dominant-genre