Jogo: King’s Field
Lançamento: 16/12/1994
Jogo: King’s Field II
Lançamento: 21/07/1995
Jogo: King’s Field III
Lançamento: 21/06/1996
Sistema: PS1
Jogabilidade: ARPG
Desenvolvedora: FromSoftware
Idioma:
Tempo de gameplay: ±10 horas
A trilogia de jogos King's Field lançada para o PlayStation 1, foi um marco dos jogos de RPG em total ambiente 3D. Produzido por uma empresa novata até então, a FromSoftware, os jogos são conhecidos por serem jogos de RPG de ação em primeira pessoa, além da exploração de masmorras, também conhecidas por Dungeon Crawlers.
Um RPG de ação nos videogames é um gênero de jogo que combina elementos de jogos de RPG tradicionais, como a customização de personagens e a progressão do seus status através de experiências adquiridas, combinando com elementos de ação de combate em tempo real e exploração de ambientes. Nos RPGs de ação, o jogador controla diretamente o personagem durante as batalhas, em vez de depender de menus e comandos de texto para executar ações. Além disso, os RPGs de ação geralmente incluem uma grande quantidade de exploração e resolução de quebra-cabeças em um ambiente aberto.
Dungeon Crawler é um gênero que se concentra em lutar contra inimigos, resolver quebra-cabeças e explorar as masmorras, labirintos ou outras áreas subterrâneas, para progredir no jogo. O objetivo do jogo é muitas vezes encontrar tesouros, lutar contra monstros e encontrar a saída. Um Dungeon Crawler poder usar tanto elementos de RPG Tradicionais por turno quanto RPGs de ação em tempo real.
Foi unindo Dungeon Crawling com RPG de ação que a FromSoftware desenvolveu a série King’s Field, e isso foi bem impactante na época de seus lançamentos. Como se tratava de uma empresa pequena, a ASCII Corporation, uma empresa de maior nome no mercado e já consolidada, ficou responsável pela manufatura e distribuição dos jogos, especialmente no ocidente. A trilogia inclui King's Field, King's Field II e King's Field III. Nos EUA e na Europa, apenas o segundo e terceiro jogo foram lançados.
História e Enredo
King's Field
O jogo se passa na terra medieval de Verdite, que foi uma vez aterrorizada por forças malignas.
Em tempos antigos, o mal foi derrotado por um herói posteriormente chamado de Dragão.
Após sua vitória, o Dragão desapareceu e tornou-se conhecido como uma lenda, com uma catedral construída em sua honra nas florestas onde seus feitos ocorreram.
Durante os eventos do jogo, a terra caiu novamente nas garras das forças do mal, com a única esperança dos habitantes locais sendo uma profecia de que o Dragão retornará. O protagonista de King's Field, o herdeiro real Jean Alfred Forester, vem ao mosteiro em busca de seu pai, que liderou uma equipe de soldados nas catacumbas sob o cemitério do mosteiro.
Lutando pelo caminho pelas catacumbas, Forester conhece a elfa Miria, que o avisa que o rei de Verdite, Reinhardt III, ganhou um poder sombrio. Descendo mais profundamente nas catacumbas, Forester descobre que Reinhardt III envenenou seu irmão, Reandalf VIII, que foi ressuscitado pelo poder sombrio, e que seu próprio pai foi morto derrotando o guardião cavaleiro negro de Reinhardt III.
Recuperando a Espada do Dragão herdada de seu pai e matando o feiticeiro sombrio que criava os monstros, ele encontra novamente Miria e seu mestre, o deus dragão Guyra, que lhe concedem o poder de matar Reinhardt III e selar a "porta das trevas", um portal aberto pela linhagem amaldiçoada de Reinhardt para que pudessem governar o mundo. Forester confronta e mata Reinhardt III transformado demoniacamente. Homenageado como herói, Forester é eleito o novo rei.
King's Field II
No jogo anterior, um jovem guerreiro chamado Jean Alfred foi coroado rei de Verdite depois de derrotar um mago maléfico enquanto procurava por seu pai na Ilha de Melanat. Durante essa jornada, ele obteve uma poderosa espada que foi chamada de Espada da Luz da Lua.
Nos anos seguintes, houve um período de paz. Porém, essa era acabou quando monstros começaram a aparecer nas cavernas perto de Verdite. Alfred foi lutar contra os monstros novamente, mas descobriu que a Espada da Luz da Lua havia sido roubada. Alfred então enviou inúmeros soldados para procurar a espada. Enquanto procuravam por ela, os soldados encontraram uma carta falando sobre um ser chamado Necron que queria os poderes da Espada da Luz da Lua. A carta também explicava que Necron vivia na Ilha de Melanat. Alfred então enviou soldados para a ilha para recuperar a espada, mas nenhum mensageiro voltou da expedição para trazer informações ao Rei.
Vários meses depois, um amigo de Alfred, chamado Alexander, veio visitá-lo. Alfred contou a Alexander sobre os eventos recentes envolvendo o reaparecimento dos monstros e a Espada da Luz da Lua desaparecida. Alexander ofereceu-se para ir à Ilha de Melanat em nome de Alfred para recuperar a Espada da Luz da Lua e derrotar os monstros da ilha.
Durante a jornada, o navio de Alexander foi atacado por criaturas marinhas e destruído.
O ataque ao navio matou todos os homens a bordo, mas Alexander acordou perto da ilha e nadou até a praia.
Você começa o jogo na praia da Ilha de Melanat com apenas uma adaga e uma caverna à sua frente esperando para ser explorada.
King's Field III
Em termos de enredo, o jogo é uma sequência direta do primeiro King's Field (não lançado no Ocidente), mas ocorre após os eventos de King's Field 2, e alguns personagens do segundo jogo fazem uma aparição.
Há 15 anos, Alfred (o protagonista de King's Field) destruiu com sucesso um a força do mal que ameaçava o reino de Verdite e foi coroado rei do reino. No entanto, ele começou a governar de forma errática e, de alguma forma, caiu sob a influência e controle de uma entidade maligna, fazendo com que o povo do reino pedisse ajuda a Alexander (o protagonista de King's Field 2).
Ao chegar em Verdite, Alexander procurou usar a lendária Espada da Luz da Lua para destruir o mal que possuía o rei, mas descobriu que a espada havia sido quebrada. Percebendo que sem a espada ele seria incapaz de deter o rei maléfico Alfred, ele usou o cabo quebrado da espada e seu último fôlego de vida para selar todo o castelo de Verdite, com o Rei Alfred dentro, atrás de uma barreira mágica.
Enquanto Alexander morria, ele enviou telepaticamente seus pensamentos ao Príncipe Lyle, filho do Rei Alfred, implorando para que ele procurasse os quatro guardiões do poder, quebrasse o selo e enfrentasse o Rei Alfred corrompido. O jogo começa em um Verdite sombrio, assombrado e devastado - sob a influência de um rei maléfico, selado em um castelo escuro. Como Príncipe Lyle, o jogador deve procurar os guardiões, forjar novamente a Espada da Luz da Lua, destruir a barreira e libertar Verdite da influência de seu pai malvado.
Jogabilidade da série
A trilogia King's Field apresenta um sistema de batalha em primeira pessoa, no qual o jogador controla o personagem com o analógico esquerdo e ataca com o botão de ataque do controle. Os combates são em tempo real, o que significa que o jogador precisa desviar dos ataques inimigos e acertá-los com precisão para infligir dano.
Os jogos apresentam uma variedade de inimigos, cada um com habilidades e estratégias de combate únicas, que exigem que o jogador adapte sua abordagem para lidar com cada um deles. Além disso, os jogadores podem usar uma variedade de armas e magias para derrotar seus inimigos, cada um com seu próprio estilo de jogo e habilidades especiais.
Os jogos também apresentam um sistema de evolução de personagem, no qual o jogador ganha experiência ao matar inimigos e completar objetivos. À medida que o jogador ganha experiência, ele pode aumentar seus atributos, como força, destreza e resistência, tornando-o mais capaz de enfrentar inimigos mais fortes.
O sistema de batalha da trilogia King's Field é desafiador e gratificante, exigindo que os jogadores usem estratégia e habilidade para vencer as batalhas. É uma das características definidoras da série e ajuda a tornar os jogos tão memoráveis para os fãs.
KF1
KF2
KF3
Produção
A trilogia King's Field foi produzida pelo fundador da FromSoftware, Naotoshi Jin, creditado como o produtor executivo dos três jogos da série King's Field. Jin também trabalhou em vários outros jogos da FromSoftware, incluindo a série Armored Core e os jogos da série Souls.
Os jogos King's Field foram desenvolvidos pela equipe interna de desenvolvimento da FromSoftware, que é conhecida por sua abordagem de design de jogos difíceis e desafiadores. A equipe de desenvolvimento da FromSoftware é liderada por Hidetaka Miyazaki, que foi o diretor dos jogos da série Souls, e que teve um papel importante no desenvolvimento dos jogos King's Field.
A série King's Field é considerada uma precursora da série Souls, que se tornou incrivelmente popular entre os jogadores de todo o mundo. Os jogos da série Souls compartilham muitas semelhanças com a trilogia King's Field, incluindo um sistema de combate desafiador em tempo real e uma atmosfera sombria e misteriosa.
No geral, a equipe de desenvolvimento da FromSoftware, liderada por Naotoshi Jin e Hidetaka Miyazaki, é creditada por criar jogos desafiadores e únicos que se tornaram clássicos cult entre os jogadores de todo o mundo.
Trilha sonora
A trilha sonora da trilogia King's Field foi composta pelo músico japonês Takeshi Yasuda.
Yasuda também trabalhou em outros jogos da FromSoftware, incluindo a série Armored Core e os jogos da série Souls.
A música dos jogos King's Field é conhecida por sua atmosfera sombria e misteriosa, que ajuda a criar a sensação de exploração e perigo que permeia os jogos. A trilha sonora combina instrumentos eletrônicos e acústicos, e apresenta uma mistura de temas ambientais e melodias mais intensas.
Muitos fãs da trilogia King's Field elogiam a música do jogo por sua habilidade em criar uma atmosfera densa e imersiva. A música ajuda a transportar os jogadores para o mundo dos jogos, adicionando uma camada adicional de emoção e suspense à experiência de jogo e contribuiu significativamente para a atmosfera única e imersiva dos jogos.
Conclusão
A trilogia King's Field é um conjunto de jogos de RPG de ação desenvolvido pela FromSoftware e lançado para o PlayStation original na década de 1990. Os jogos apresentam uma atmosfera sombria e misteriosa, com elementos de exploração de masmorras, combate em tempo real e uma narrativa obscura.
A jogabilidade dos jogos é desafiadora e exige que o jogador explore ambientes labirínticos e enfrente inimigos perigosos. O sistema de classes permite que o jogador personalize seu personagem de acordo com seu estilo de jogo preferido, e as batalhas exigem uma estratégia cuidadosa para superar inimigos formidáveis.
Embora a trilogia King's Field não tenha vendido tão bem quanto outros jogos de RPG da época, ela conquistou um grande número de fãs dedicados que apreciaram sua abordagem única ao gênero. Além disso, a influência da trilogia pode ser vista em muitos dos jogos posteriores da FromSoftware, incluindo a popular série Souls.
No geral, a trilogia King's Field é uma série clássica e influente que merece ser lembrada por sua atmosfera sombria, jogabilidade desafiadora e narrativa obscura. Para os jogadores que procuram um desafio de RPG de ação em um ambiente sombrio e misterioso, a trilogia King's Field é altamente recomendada.
Notas:
História: 8/10
Gráficos: 8/10
Som: 8/10
Sistema de Batalha: 8/10
Dificuldade: 9,5/10
Total: 8,3
Entre masmorras escuras e profundas,
Onde a morte espreita a cada curva,
E inimigos ocultos prontos para atacar,
A bravura é testada sem descansar.
Nas trevas sombrias que se espalham,
A luz é rara e difícil de encontrar,
Mas a coragem brilha nos corações valentes,
Que ousam enfrentar o desconhecido sem temer.
Com armas em punho e a determinação firme,
Os heróis avançam com coragem sem fim,
Superando os obstáculos e inimigos terríveis,
Que espreitam nas sombras com olhos cruéis.
Entre masmorras, morte, inimigos e trevas,
Os bravos guerreiros lutam sem cessar,
E embora as chamas da batalha possam queimá-los,
Eles permanecem firmes, prontos para triunfar.
Assim, com cada inimigo vencido e cada masmorra superada,
A coragem dos heróis se fortalece e aumenta sua força,
E na escuridão que uma vez os cercou,
Agora brilha a luz da valentia e da coragem sem fim.