Fire Emblem vs. Final Fantasy
Entrevista feita em Abril de 1994 para a revista Famitsu.
Repórter: Para começar, peço por favor que se apresentem.
Sakaguchi: Prazer em conhecê-lo, sou Hironobu Sakaguchi. Estava já há algum tempo ansioso para esse encontro, senhor Kaga.
Kaga: Da mesma forma eu, senhor Sakaguchi. Ouvi muito de você desde que iniciei meu trabalho.
Encontro entre Shouzou Kaga & Hironobu Sakaguchi
Repórter: Sakaguchi, é de nosso conhecimento que você a recém concluiu o desenvolvimento de Final Fantasy VI. Você já teve a oportunidade de jogar Fire Emblem: Mystery of the Emblem?
Sakaguchi: Iniciei somente, recentemente (risos)!
Estive muito concentrado no desenvolvimento de Final Fantasy 6 até sua finalização, e o novo Fire Emblem foi lançado durante a produção de nosso trabalho do sexto jogo da franquia da Squaresoft. Eu comprei o jogo no exato dia que foi lançado, mas eu sabia que se fosse iniciar, imediatamente, Fire Emblem: Mystery of the Emblem, isso iria interferir com meu trabalho em Final Fantasy VI, então o jogo sequer foi aberto na época, e esteve em minha mesa de forma lacrada, decorando o ambiente. Durante a parte mais intensa de nosso trabalho em Final Fantasy 6, me confortava pensar que “Em breve, quando meu trabalho estiver finalizado, poderei jogar o quanto eu quiser Fire Emblem”.
Kaga: Muito obrigado pelos elogios, senhor Sakaguchi (risos).
Detalhe do jogo mencionado por Sakaguchi.
Sakaguchi: De qualquer forma, quando meu trabalho finalizou, recentemente, eu comecei a jogar. Joguei até o capítulo 8, quando reconheci que eu estava desenvolvendo meus personagens de modo errado. Eu estava aumentando o nível de todos igualmente, e agora eu sei que esse método não é a melhor escolha em Fire Emblem. Eu também não obtive muitos itens escondidos no capítulo 2 e 3 por não ter em meu grupo o personagem *Navarre. Eu, acidentalmente, perdi seu recrutamento.
Nota:
Navarre é um personagem da classe Myrmidon que carrega, desde o início do jogo, a espada Killing Edge. Para recrutá-lo, é necessário que Caeda converse com ele, se não, ele será um adversário a ser combatido no campo de batalha.
Repórter: Você derrotou Navarre? Isso é muito impressionante (risos).
Sakaguchi: Sim, então decidi reiniciar o jogo desde o início. Tenho a impressão que já é a terceira vez que recomeço o jogo. É claro que agora eu consigo jogar mais rapidamente, por estar melhor adaptado ao estilo do jogo. Da última vez que joguei, passei quase toda a noite, chegando até o capítulo 8, que antes mencionei. É difícil, mas realmente compensador.
Continua...
Entrevista feita em Abril de 1994 para a revista Famitsu.
Repórter: Para começar, peço por favor que se apresentem.
Sakaguchi: Prazer em conhecê-lo, sou Hironobu Sakaguchi. Estava já há algum tempo ansioso para esse encontro, senhor Kaga.
Kaga: Da mesma forma eu, senhor Sakaguchi. Ouvi muito de você desde que iniciei meu trabalho.
Encontro entre Shouzou Kaga & Hironobu Sakaguchi
Repórter: Sakaguchi, é de nosso conhecimento que você a recém concluiu o desenvolvimento de Final Fantasy VI. Você já teve a oportunidade de jogar Fire Emblem: Mystery of the Emblem?
Sakaguchi: Iniciei somente, recentemente (risos)!
Estive muito concentrado no desenvolvimento de Final Fantasy 6 até sua finalização, e o novo Fire Emblem foi lançado durante a produção de nosso trabalho do sexto jogo da franquia da Squaresoft. Eu comprei o jogo no exato dia que foi lançado, mas eu sabia que se fosse iniciar, imediatamente, Fire Emblem: Mystery of the Emblem, isso iria interferir com meu trabalho em Final Fantasy VI, então o jogo sequer foi aberto na época, e esteve em minha mesa de forma lacrada, decorando o ambiente. Durante a parte mais intensa de nosso trabalho em Final Fantasy 6, me confortava pensar que “Em breve, quando meu trabalho estiver finalizado, poderei jogar o quanto eu quiser Fire Emblem”.
Kaga: Muito obrigado pelos elogios, senhor Sakaguchi (risos).
Detalhe do jogo mencionado por Sakaguchi.
Sakaguchi: De qualquer forma, quando meu trabalho finalizou, recentemente, eu comecei a jogar. Joguei até o capítulo 8, quando reconheci que eu estava desenvolvendo meus personagens de modo errado. Eu estava aumentando o nível de todos igualmente, e agora eu sei que esse método não é a melhor escolha em Fire Emblem. Eu também não obtive muitos itens escondidos no capítulo 2 e 3 por não ter em meu grupo o personagem *Navarre. Eu, acidentalmente, perdi seu recrutamento.
Nota:
Navarre é um personagem da classe Myrmidon que carrega, desde o início do jogo, a espada Killing Edge. Para recrutá-lo, é necessário que Caeda converse com ele, se não, ele será um adversário a ser combatido no campo de batalha.
Repórter: Você derrotou Navarre? Isso é muito impressionante (risos).
Sakaguchi: Sim, então decidi reiniciar o jogo desde o início. Tenho a impressão que já é a terceira vez que recomeço o jogo. É claro que agora eu consigo jogar mais rapidamente, por estar melhor adaptado ao estilo do jogo. Da última vez que joguei, passei quase toda a noite, chegando até o capítulo 8, que antes mencionei. É difícil, mas realmente compensador.
Continua...