Plataforma: [PC] [PS4] [PS3] [PSVita] [Wii U] [XBOX360] [XBOX One]
Idioma: Português brasileiro
Estilo: RPG em Turnos
Tempo de gameplay: 10~20 horas
Child of Light é um RPG em turnos desenvolvido pela empresa Ubisoft, contando com a arte lindíssima de Yoshitaka Amano (série Final Fantasy/Vagrant Story).
Jogo foi lançado em Abril de 2014, e contou com versões para PC, consoles e portáteis.
A história gira em torno da princesa Aurora, uma jovem de cabelos ruivos que teve a alma trazida ao reino de Lemuria. O problema por lá é que a Rainha Negra roubou o sol, a lua e as estrelas desse reino. Com isso, sobrou para Aurora embarcar em uma jornada para capturar novamente estas três fontes de luz, além de derrotar a rainha e restaurar Lemuria.
Em meio a jornada, outros personagens unem-se à Aurora, cada um com suas próprias características nas batalhas, mas apenas um pode acompanhar a princesa durante as batalhas.
Assim como os cenários e arte em geral do Yoshitaka, outro importante item a destacar é a tradução e dublagem brasileira. Realmente, espantosa a qualidade, pois o jogo faz a narrativa em forma de versos e rimas, e a tradução é perfeita, assim como a dubladora Luiza Caspary:
https://imgur.com/a/htTi0
O visual do jogo é de muita qualidade.
O visual do jogo é de muita qualidade.
O jogo conta com um sistema de batalha bem nostálgico e já clássico nos RPGs orientais, que é o sistema por turnos. Nesse quesito, soube inovar bem esse quesito não se restringindo apenas ao "Active Battle Time" da série Final Fantasy, por exemplo. O game utiliza o mesmo sistema da série Grandia para determinar a ordem dos personagens para realizar as ações:
Alcançando a área vermelha, você pode escolher entre agir, defender e fugir, e essa ação leva um tempo para agir, até alcançar o final da barra, e caso você seja atingido sem ter selecionado a opção defender, sua ação é cancelada e você retorna ao início da barra. O mesmo acontece com os inimigos.
O sistema de evolução dos personagens também é característico dos RPGs, sendo por níveis e por aumento de força, magia, defesa, etc, ao alcançar estes pela experiência das batalhas.
O que dá um plus a mais neste quesito, é que além dos atributos, você ganha pontos de habilidade para ser usado em um mecanismo que já vimos em Final Fantasy X, o Sphere Grid:
A dificuldade do jogo é bem tranquila e casual, assim como foi a minha escolha no início do jogo. Para o pessoal aqui do fórum, podem escolher a dificuldade pro, que não irão ter problemas.
Aurora também conta com a ajuda de um vagalume que a ajuda a alcançar lugares mais longínquos, resolver puzzles e recuperar energia. Ele é controlado pelo analógico direito.
A trilha sonora foi composta pela canadense Coeur de Pirate (Béatrice Martin) e conta com uma orquestra na execução. A única voz é a da narradora Luíza, que soa como uma mãe contando histórias aos filhos antes de dormir.
Uma pena o jogo ser tão curto, mas nessas poucas horas que joguei, pude contemplar um belo jogo, com belas imagens, sons e sistema de batalha.
Aconselho a todos que possam jogar, dar uma chance ao jogo, mesmo que for jogando de forma casual, pois este merece um carinho especial dos jogadores de RPG.
Notas:
História: 3/5
Gráficos: 5/5
Som: 5/5
Sistema de Batalha: 5/5
Dificuldade: 2/5
Total: 4,0
- https://www.ubisoft.com/en-GB/home.aspx
- http://childoflight.ubi.com/col/en-GB/home/index.aspx
- http://www.playstation.com/en-us/games/child-of-light-ps3/
- https://store.xbox.com/pt-br/Xbox-One/Games/Child-of-Light/
- http://www.nintendo.com/games/detail/mjsFl-FexFaU1cSSDC7zzVAQq9c3IhpT
- http://store.steampowered.com/app/256290/?l=portuguese
Que tenhamos mais RPGs dublado em nosso idioma.
Última edição por Daniel em 03/02/17, 10:41 pm, editado 1 vez(es)