Pra mim, depende muito do custo e acessibilidade do jogo.
No PC eu não tenho mais essa prática que cometi por muitos anos, pois a Steam me permite adquirir muita coisa bacana por um preço muito pequeno, as vezes até por menos de 2 reais. Inclusive, até jogos em lançamento que sempre são mais caros, tenho uma tranquilidade maior em aguardar um tempo após lançados, pois tenho ainda muitos jogos na biblioteca para jogar, e a certeza que basta um tempinho para aparecerem ótimas promoções e os preços desses lançamentos despencarem.
No 3DS, já não tenho essa mesma filosofia gamística. O preço é muito elevado para jogos que não me atraem muito, além de outros que me parece de mesmo nível de jogos na Steam que custam 5~10 reais, enquanto para adquirir o cartucho do portátil, ficaria em torno de 150 Dilmas, mais frete e outras inconveniências, isso se achar o jogo ainda no Brasil. No meu primeiro 3DS, tive cartuchos originais, e que joguei bastante. Mas no segundo, adquiri o desbloqueio do Gateway, e nunca mais adquiri nenhum jogo por via legal, digamos assim.
São duas práticas minhas totalmente controversas, a de que tenho no PC e a que tenho no 3DS.
Acredito que os valores exorbitantes influenciem muito essa minha conduta, pois poderia tranquilamente baixar os jogos para PC com o crack e não o faço mais. Mas confesso também que a minha prática no 3DS não é correta.
Eu concordo com você
@Tayrone, quanto às demos e reviews como as encontradas na metacritic, e as duas muitas vezes não ajudam muito na escolha da compra de um título. Acredito que demos mais completas no ponto de vista do que o jogo pode oferecer e uma acessibilidade maior ao custo de vida dos jogadores, ajudaria muito nessa questão.