Tinha visto esse artigo há um tempo, mas estava no celular e não pude postar, uma entrevista da Dengeki com os produtores de Bravely Default, Legend of Heroes e Conception 2 sobre o desafio de agradar o público que jogou o primeiro e ao mesmo tempo conquistar mais jogadores:
http://www.siliconera.com/2013/12/20/bravely-default-legend-heroes-producers-struggles-making-sequels/
Dá para ver que uma preocupação deles é com a idade média dos jogadores, o objetivo é sempre cativar os mais jovens que tem mais tempo pela frente para aproveitar as possíveis sequels e produtos diversos relacionados
Sou fascinado por jogos de sequel diretas, histórias que se continuam, personagens que retornam, mas acompanhando o mercado japa, sequels diretas são arriscados, os jogos seguintes sempre vendem menos.
Mas tem a vantagem de formar um público fiel, não tem altas vendas nas sequências, mas tem um número X de vendas garantidas + maior vendas de produtos diversos, ao menos é o que imagino.
O artigo fala também da exigência dos fãs, sempre difícil de agradar até nos pequenos detalhes.
Tem aqueles que reclamam porque a série dá sempre o mais do mesmo.
Outros chiam quando uma série abandona as raízes e nada tem haver com os anteriores
Eu pessoalmente desde o PSone já achava que os RPGs estavam saindo incompletos, sempre faltava eventos, balanceamento de batalha (Causado pelo azar de jogar vários com finais rushados em sequência, estilo a maratona da Compile do Krod no PS3 )
Achava um "absurdo" quando uma sequência jogava tudo fora e refazia todo sistema de batalha ao invés de gastar o tempo em um rebalanceamento melhor. Isso e os mini-games tomando o tempo de produção, hoje também sinto falta
Então sou do time que chia quando mudam muito uma série, se querem fazer algo diferente façam spin-offs
http://www.siliconera.com/2013/12/20/bravely-default-legend-heroes-producers-struggles-making-sequels/
Dá para ver que uma preocupação deles é com a idade média dos jogadores, o objetivo é sempre cativar os mais jovens que tem mais tempo pela frente para aproveitar as possíveis sequels e produtos diversos relacionados
Sou fascinado por jogos de sequel diretas, histórias que se continuam, personagens que retornam, mas acompanhando o mercado japa, sequels diretas são arriscados, os jogos seguintes sempre vendem menos.
Mas tem a vantagem de formar um público fiel, não tem altas vendas nas sequências, mas tem um número X de vendas garantidas + maior vendas de produtos diversos, ao menos é o que imagino.
O artigo fala também da exigência dos fãs, sempre difícil de agradar até nos pequenos detalhes.
Tem aqueles que reclamam porque a série dá sempre o mais do mesmo.
Outros chiam quando uma série abandona as raízes e nada tem haver com os anteriores
Eu pessoalmente desde o PSone já achava que os RPGs estavam saindo incompletos, sempre faltava eventos, balanceamento de batalha (Causado pelo azar de jogar vários com finais rushados em sequência, estilo a maratona da Compile do Krod no PS3 )
Achava um "absurdo" quando uma sequência jogava tudo fora e refazia todo sistema de batalha ao invés de gastar o tempo em um rebalanceamento melhor. Isso e os mini-games tomando o tempo de produção, hoje também sinto falta
Então sou do time que chia quando mudam muito uma série, se querem fazer algo diferente façam spin-offs