Squad G, move out!
Nome: Valkyria Chronicles II
Produtora: SEGA
Gênero: RPG tático
Plataforma: PSP
Valkyria Chronicles II é um RPG com elementos de estratégia e ação, que dá continuidade a franquia original do PlayStation 3. O jogo se passa dois anos após os eventos do primeiro título, mostrando uma revolta interna no país de Gallia.
História/Enredo:
A estória do jogo começa de maneira bem simples e direta com o personagem principal (Avan) sendo recrutado para a escola de cadetes Lanseal, logo após ajudar a sua vila a ser defendida de um ataque rebelde. Avan parte para a escola com o intuito de verificar e descobrir os motivos da morte de seu irmão e (garoto prodígio da mesma escola), Leon. A estória é recheada de eventos paralelos envolvendo os vários estudantes da Classe G da qual Avan se torna líder e fora os eventos paralelos a trama começa devagar mais logo vai esquentando e apresenta ótimas reviravoltas. A estória também tem momentos variados desde de cenas de humor a cenas mais sérias.
O enredo é grande e contém personagens dos mais vários tipos desde de o fortão tímido até o lobo solitário, o que ajuda bem na diversificações de eventos paralelos. Os pontos fracos da história ficam por conta dos vilões do jogo que são totalmente previsíveis e tem fraca atuação o outro ponto é o elenco muito imaturo, colocando o foco em certas "infantilidades" ao invés de mostrar os dilemas da guerra.
A estória apresenta desde momentos descontraídos....
... a momentos mais dramáticos.
Jogabilidade/Sistema de Batalha:
Nestes quesitos é que o jogo mais se destaca. O sistema de batalha é baseado em turnos (onde primeiro é a vez do jogador e depois a vez da CPU) e utiliza da mecânica apelidada de de BLiTZ (Battle of Live Tactical Zones). No turno do jogador ele deve selecionar com qual personagem quer agir através de um mapa, ao selecionar o personagem a visão muda para a perspectiva em terceira pessoa e o jogador poderá mover a unidade selecionada, tendo a movimentação limitada pela barra de AP que varia conforme a classe de cada unidade.
O mapa onde o jogador seleciona seus personagens.
O jogador deverá posicionar bem os personagens, utilizando bem as opções de cover e camuflagem apresentadas em cada mapa, caso os personagens fiquem mal posicionados (devido a ficarem sem AP no meio do caminho por exemplo) serão presas fáceis.
Cada unidade pode executar um ataque (com exceção do tanque que devido a uma certa habilidade te a chance de executar um segundo ataque) e é o jogador que definirá onde atacar. As unidades de infantaria apresentam fraqueza na cabeça (head-shot), já as de artilharia tem um ponto especifico onde são mais vulneráveis e sofrem bem mais dano.
Visão no modo action (perspectiva em terceira pessoa).
O jogo oferece cinco classses ao jogador tendo cada uma delas sua ramificação de classes, as quais o jogador poderá evoluir os personagens, as classes são Scout, Shocktrooper, Lancer, Enginer e Armored Tech cada qual com sua particularidade em termos de movimentação, atributos e armamentos indo desde de um revolver até uma espada. As classes são evoluídas através da experiência ganhada nas batalhas e as armas podem ser evoluídas conforme o jogador avança no jogo e são compradas através de dinheiro também ganho nas batalhas. O ponto fraco aqui fica apenas pela repetitividade das missões que são muitas, e depois de certo tempo os objetivos e certos mapas ficam um pouco cansativos. É um sistema de batalha cheio de detalhes dos quais se for detalhar tudo aqui ficará muito extenso, mais para resumir é um quesito que se destaca nesse RPG.
Gráficos/Visuais:
OS visuais são bonitos e bem detalhados desde de o campo de batalha até os personagens. Nos diálogos o jogador visualizará retratos dos personagens sendo aqui o problema da falta de variedade.
Prepare-se para ver essa mesma cara de susto muitas vezes.
O jogo também conta com cenas no estilo anime que apesar de poucas dão um certo charme a mais nesse quesito.
Cenas de anime dão um toque a mais no game.
Música/Sons:
Em termos de sons gerais o jogo é agradável e competente, o problema maior fica mesmo é pela fraca trilha sonora que quase sempre passa batida e apenas cumpre com seu papel sem se destacar.
A que mais se destaca é a música main theme:
Dificuldade:
A dificuldade é de média pra fácil, porém em algumas missões principais a dificuldade pode pegar alguns de surpresa, pois a dificuldade sobe de maneira brusca se comparada a certas missões mais isso apenas uma ou duas vezes durante todo jogo.
Audrey e seu tanque podem dar trabalho caso você não os destrua rapidamente
Replay/Extras:
O jogo conta com muitas missões extras, além de contar com 20 medalhas e mais de 200 títulos que são adquiridos conforme o jogador completa certos requisitos. Muita coisa. O jogo só não apresenta valor em termos de replay.
NOTAS
História: 7
Jogabilidade: 9
Gráficos: 8
Música: 6
Dificuldade: 6
Replay/Extras: 9
TOTAL: 7,5/10
Tempo para se completar estória principal: 35 para a história principal e 80+ horas para completar tudo.
Prós
+ Excelente sistema de batalha.
+ Grande quantidade de conteúdo.
+ Boa variedade de classes.
Contras
- Trilha sonora
- Muita reutilização de mapas.
- Objetivos repetitivos.
Considerações finais: Valkyria Chronicles II dispõe de um excelente sistema de combate, porém deixa a desejar em certos aspectos. Não chega a ser nem de perto um jogo ruim, apenas falta polimento em certas áreas.
Recomendo!
Toda a trupe reunida!