Jogo: The Legend of Heroes: A Tear of Vermillion
Sistema: PSP
Jogabilidade: RPG em Turnos
Desenvolvedora: Nihon Falcom
Lançamento: 16/12/2004
Idioma:
Tempo de gameplay: 20~25 horas
Lançado no Japão como The Legend of Heroes IV, ele é o segundo da "Trilogia Gagharv" da Nihon Falcom para PSP. Originalmente para o NEC PC-9801 em 1996, foi posteriormente lançado para o PlayStation em 1998 e Microsoft Windows em 2000. Em 2005 foi o primeiro lançamento norte-americano de um jogo Legend of Heroes desde Dragon Slayer: The Legend of Heroes para o TurboGrafx-16.
A história se passa na terra de El Phildin, cinquenta e seis anos antes dos eventos de "Moonlight Witch". Avin e Eimelle são crianças órfãs, de 10 e 8 anos, respectivamente, que moram na cidade da Catedral depois de serem acolhidas pelo Sacerdote Supremo Esperius. Em pouco tempo, o Oráculo Ollesia aparece e as crianças entram em pânico. Então é noticiado que a catedral está sob ataque.
Lord Bellias e seus seguidores atacam a capela e revelam o motivo da visita nada amigável à Catedral: ele está atrás de Eimelle, a quem chama de "Filha de Durga". Os dois homens têm uma conversa sobre o destino de Bellias de liderar a Igreja Bardus e como ele se tornou um traidor da Igreja. Os dois lutam entre si, com Esperius facilmente superado pela superior habilidade mágica de Bellias.
As duas crianças e o professor Ollesia tentam escapar antes de serem encurralados por Bellias. Gawaine, o "Sábio do poder", aparece de repente para defender do ataque de Bellias, que no entanto, os alcança e lança um feitiço. Ollesia e Eimelle fogem para um lugar desconhecido, enquanto Avin fica sob os cuidados de Gawaine.
Anos após estes eventos, o órfão Avin decide que está pronto para se aventurar pelo mundo em busca de sua irmã. Ele se junta a um garoto amigável e sensato chamado Mile, que parece querer apenas Avin como amigo. Juntos, os dois são envolvidos em algo que acaba sendo muito maior do que uma mera missão de resgate: Um grande conflito em El Phildin, enquanto os seguidores de seus deuses da luz e das trevas se preparam para o confronto.
O jogo apresenta um sistema de batalha baseado em turnos bastante padrão, misturado com alguns elementos de estratégia onde os personagens são capazes de se mover no campo de batalha. Os personagens também possuem habilidades para usar, cada um com alcances e áreas de efeito diferentes. Os inimigos aparecem no mapa de campo no lugar de batalhas aleatórias, embora sejam geralmente muito agressivos e possam ser difíceis de evitar. Felizmente, eles começarão a fugir assim que o grupo se tornar poderoso, então a frequência das batalhas flutua, especialmente nas seções mais longas ou mais apertadas da viagem. Há um medidor de limite que aumenta conforme os personagens atacam ou são atingidos, fornecendo aos jogadores poderem liberar um ataque consideravelmente mais poderoso. Eles são geralmente mais usuais sendo usados em batalhas contra chefes.
Além das viagens frequentes de ida e volta, existem algumas missões secundárias para separar as coisas, embora a maioria gire em torno de encontrar vários NPCs ou coletar e ler livros sobre o mundo. Um sistema interessante que o jogo apresenta é um sistema para animais de estimação. Avin terá um animal de estimação que o seguirá e poderá fornecer bônus no início da batalha, dependendo de seu humor. Por exemplo, um animal de estimação feliz pode aumentar a defesa, enquanto um animal de estimação zangado pode causar danos aos inimigos. Os jogadores podem ajustar o humor de seu animal de estimação elogiando, repreendendo ou alimentando-o, e isso recompensará o jogador por cuidar dele, reabastecendo com frequência os suprimentos de cura, tanto que o jogador provavelmente nunca precisará comprar para eles.
The Legend of Heroes é um jogo agradável, mas isso se deve principalmente à arte em forma de anime que aparece durante os diálogos. Você verá que os personagens fazem expressões diferentes dependendo de seus humores. Esses personagens 2D não se parecem muito, e os ambientes 3D em que viajam também não são tão notáveis, embora sejam certamente decentes e bem coloridos.
Para finalizar, este jogo certamente vale a pena ser escolhido por qualquer fã de RPG, e definitivamente vale o seu nome como o primeiro jogo da série para o PSP. Pequenas melhorias, realmente poderiam ter tornado o A Tear of Vermillion ótimo.
Assim como Prophecy of the Moonlight Witch, Tear of Vermillion serve como um início à série da Falcom que foi se estabelecendo e gerando grandes jogos. É como um pequeno troféu terminar os primeiros jogos, e se surpreender, positivamente, com o que acontece em seguida, a partir de Trails in The Sky.
Notas:
História: 7/10
Gráficos: 6/10
Som: 8/10
Sistema de Batalha: 7/10
Dificuldade: 7/10
Total: 7