Kess escreveu:Não vou criar um tópico só para isso, mas pergunta só para matar a minha curiosidade:
Vocês consideram Point-and-click (Adventures) como sendo RPGs?
Boa pergunta @Kess! Os RPGs tem um elemento basico que se chama evolução do personagem, na maioria das vezes se dando por acumulo de multiplicadores de exp, aquisição de habilidades ou afins. Eu praticamente não joguei muitos adventures, quem dirá point and click (terminei 2 no Steam, que até recomendo, Ben There Dan That, e o segundo agora me falha o nome, mas nem me passa pela mente considerar esses jogos RPGs, pois em seu gameplay não há qualquer elemento de evolução do personagem.
Em suma, atualmente utilizo a risca os seguintes filtros para considerar ou não, um jogo como nativo ou hibrido do genero RPG:
- Classificado como RPG pelo desenvolvedor/publisher
- Possui evolução estatística do personagem, mundo em que se passa e ambiente em torno do jogador ao longo da historia. (Ex Harvest Moon)
- O jogo não tem o genero definido pelo desenvolvedor mas está listado como RPG em listas de sites de analises conceituados.
- O jogo possui vários, ou fortes elementos de RPGs, embora a gameplay base siga outro genero (Ex metroidvanias, Inazuma Eleven)
Voltando aos Adventures e point and click, ate o momento há 3 games que eu pelo menos ja vi e posso considera-los como Hibridos com o genero RPG: