Nome: Dark Souls 2
Produtora: From Software
Gênero: Action RPG
Plataforma(s): Playstation 3, Xbox 360, PC
Versão Analisada: Xbox 360
"Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo - expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar - caem diante da morte, deixando apenas o que é importante. Não há razão para não seguir o seu coração. Steve Jobs
"A morte não é o pior que pode acontecer com os homens." - Platão
Dark Souls 2, lançado para PS3, Xbox 360 e PC é um dos jogos mais esperados de 2014, continuação direta de dois clássicos dessa geração, Demon’s Souls e Dark Souls, é um jogo de RPG desenvolvido pela From Software, responsável por desenvolver jogos como: Armored Core, Demon's Souls, Dark Souls, King's Field, Otogi e Tenchu.
Dark Souls 2 segui o mesmo estilo do seus antecessores, com algumas pequenas mudanças, porém muito significativas, fazendo com que veteranos e novatos tenha que se adaptar as novas mecânicas do jogo, e claro com um bom nível de dificuldade e um clima sombrio e imersivo, que já faz parte das obras anteriores.
A primeira grande mudança de Dark Souls 2 é apresentar mundo bem mais amplo e um aumento significativo no números de Boss, dando ao gameplay uma profundidade e longevidade, como característica central de Dark Souls 2.
Outras mudanças que são perceptíveis desde o início do jogo, são os respawns com inimigo limitados, ao repeti o descanso em uma mesma fogueira, varias vezes, matando os mobs de uma dada região, chega um ponto que muitos inimigos locais não reaparecerão mais, permitindo-lhe a liberdade para progredir com menos obstáculos em seu caminho.Outra mudança significativa, agora é possível se teleportar de uma fogueira para outra, que foram encontradas durante seu gameplay.
Enredo/Estória
Como nos jogos anteriores Dark Souls 2 foca na ação e o enredo fica em segundo plano ou seja a Estória do jogo aparece de maneira discreta, ela é contada ao longo do jogo no encontro com chefes e NPCs e na descrição de itens, levando em consideração os títulos anteriores, Dark Souls 2 consegue ter o melhor enredo.
A estoria é baseada em seu personagem adentrando na região de Drangleic, um reino caído em ruína e causada por varia guerras, onde vários seres humanos amaldiçoados com vida eterna são convidados a visitar para destruir esta maldição, mesmo sendo um enredo melhor que os jogos anteriores, ainda assim, deixa muito a desejar, pois não é o foco do jogo e muitas vezes o enredo fica muito disperso o que dificulta bastante a compreensão, por mais que haja um esforço do jogador em acompanhar todos os diálogos e buscar todas as informações com atenção.
Gráficos
É o ponto de analise, mais difícil em Dark Souls 2, principalmente levando em consideração que o console analisado é Xbox 360, sendo que a base de criação Dark Souls 2 foi o PC.
Inclusive há rumores que houve um Downgrade do jogo para as versões de PS3 e Xbox 360, por isso a dificuldade, pois apenas quando sair a versão para PC teremos uma noção melhor se houve mudanças significativas nos gráficos com relação aos jogos anteriores. Inclusive quando o jogo foi lançado recebeu muita críticas dos jogadores, que questionaram os gráficos apresentados, antes do lançamento em vídeos, que estavam muito diferente de quando o jogo foi lançado, inclusive a From precisou dar uma resposta sobre essa polemica:
"Essas coisas acontecem. Durante o processo de desenvolvimento, um jogo está constantemente sendo balanceado não apenas na sua mecânica de jogabilidade, mas também na fonte de gerência de recursos. Um produtor sempre é desafiado em criar a experiência mais recompensadora enquanto se preocupa com qualidade gráfica e dinâmica de gameplay em equilíbrio", disse um dos produtores na companhia."
Levando em consideração esses aspectos, Dark Souls 2 deixa um pouco a desejar, está um pouco acima dos jogos anteriores, mas da mesma forma que primeiro, há oscilações gráficas, entre as regiões do jogo.Há alguns lugares muito bem trabalhado, que apresentam paisagens incríveis, como Iron Keep e Shrine of amana, castle drangleic, porém em outros lugares poderiam ter texturas melhores e um melhor efeitos de iluminação, em alguns lugares escuro a tocha não faz muita diferença, mas como já citei, é importante esperar a versão do PC para avaliar melhor.
Nesse sentido o grande destaque é com certeza o Level design, muito bem valorizado, mesmo o mundo não sendo tão conectado como o Dark 1, mas a conexão cenários+monstros beira a perfeição. Em No Man's Wharf seu personagem está no escuro, um soldado joga óleo,outro atira uma flecha de fogo e você explode ou seja conexão perfeita entre o cenário e os mobs, agindo de forma coletiva para ferrar você.
Jogabilidade/ Multiplayer:
A jogabilidade de Dark Souls II continua incrível, muito parecida com a do original, porém na minha opinião ainda foi aperfeiçoada, usar o mesmo sistema dos jogos anteriores. Com a evolução a partir da distribuição de pontos de Status, que define que classe você vai seguir e que arma vai utilizar.
Cada arma esta ligada a uma nota conceito, exemplo se meu principal Status for STR, tenho que procurar uma arma com um bom conceito em STR como: B,A ou S (melhor) que vou ganhar bastante pontos extras de ataque é assim com qualquer arma.
Quanto a modo multiplayers, houve mudanças significativas, por mais que jogar OFF line, seja mais desafiador, eu considero que você perde 50% do divertimento do jogo, jogando OFF. No sistema On-line você faz coisas incríveis, que não tem preço, como você entrar em uma Convenant e atrapalhar o desenvolvimento do outro, invadir o mundo do cara ele estando na porta do BOSS e matá-lo, uma arena para você se divertir no PVP, ser sumonado para ajudar o cara e o noob que morre na primeira lapada do Boss, enfim multiplayers é instigante, divertido e indispensável, para quem quer de fato aproveitar 100% do que o jogo tem a oferecer.
Dificuldade de Dark Souls II
Bem uma das coisa que mais espanta jogadores é fama que Dark Souls Adquiriu de uma Ultra-dificuldade, quando joguei o DS1 lembro que algumas partes do jogo que me causaram, muita dor de cabeça, como aquele BOSS que tem que pular na plataforma, para chegar ao seus interior, quando comecei o 2 me surpreendi que o conhecimento da mecânica do DS1, era um fator crucial para amaciar a dificuldade do DS2.
Dark Souls tem um bom nível dificuldade, porém só percebe claramente isso caso você mate todos os Boss sem invocar ninguém, pois 80% da dificuldade vai pelo ralo quando você invoca outros players ou NPC para ajudar nos Boss, pois eles ficam extremamente mais fáceis uma espécie de modo easy em DS2.
Outro problema com relação a dificuldade é as classe mágicas, que estão Hiper turbinada, especialmente o Socery que pode matar um dos boss mais forte do jogo, como Lost Sinner, com apenas 2 ataques mágicos, claro que isso requer a melhor magia do jogo, porém na minha opinião é uma falha grotesca do jogo.
Outra falha na dificuldade está no fator replay do jogo, pois nos novos gameplays a partir do NG+ as mudança que ocorrem no jogo, não acompanha o desenvolvimento e evolução do seu personagem, e por incrível que pareça o jogo a partir do NG+ fique extremamente fácil, desmotivando o jogador a fazer vários gameplays por falta de desafio.
Conlusão
Para finalizar gostaria de dizer que é o meu primeiro Review e como Gamer, acho que ele deve ser feito, depois da fase hiper do jogo, que fica mais fácil para você enxergar os defeitos do jogo.
Porém, acho pelo nível de vicio que passei nessa mais de 200H fazendo 4 gameplay, que Dark Souls 2 se configura, não só como um dos melhores jogos desta geração, mas como algo indispensável para qualquer jogador de RPG, por oferecer uma experiência única e gratificante, sem contar que o jogo é extremamente viciante, eu quase adoeci por dormir cerca de 3 a 4h por noite.
Em termo de game, foi uma das melhores experiências que tive na minha vida, é difícil acreditar que conseguiram produzir algo tão perfeito, parece até que foi feito exclusivamente para você, que mesmo com alguns problemas é complicado dar menos 10.0, porém em virtude destes problemas que já foram citados e tendo uma visão menos apaixonada e mais racional.
Nota 9.0
Última edição por xandemarx em 21/04/14, 08:04 pm, editado 1 vez(es)