Depois de anos de especulação e críticas sobre a possibilidade de rodar jogos da plataforma Steam no Linux, parece que a luz no fim do túnel está mais próxima. Michael Larabel, criador do site especializado Phoronix, foi convidado para ajudar no desenvolvimento de uma versão nativa do Steam para Linux, inclusive com indicações de desenvolvedores OpenGL. O motivo parece bem claro. Desde 2010 o Phoronix anuncia que a Valve lançaria o Steam para Linux. Ele chegou inclusive a ser desmentido publicamente, pela própria Valve.
A expectativa é que jogos como Left 4 Dead 2, Counter Strike, Team Fortress 2, Call of Duty Modern Warfare 3, The Elder Scrolls V: Skyrim e outros possam rodar nativamente na plataforma. Por enquanto apenas o L4D2 foi confirmado, graças a sua base de código estável, segundo Larabel.
Para quem duvida da importância desta plataforma para o crescimento da base de usuários de Linux, vale mencionar o número de jogadores que atualmente usam Windows para jogar os títulos disponíveis gira em torno de 4.584.961 jogadores. Mesmo sabendo que os jogos são proprietários, passíveis de licença e de transação financeira, é um mundo que não pode ser ignorado.
Info abril
--
O que mais dizer além de: It's Revolution, Baby!
Uma das coisas que essa matéria da abril não abordou, é que com essa jogada, finalmente ATI e Nvidia vão ser forçados a pararem de fazer cú doce, e começarem a trabalhar diretamente com as distros para o melhoramento de seus drivers nas plataformas linux, como fazem a mais de década com MACs e Windows.
Simbora pra jogatina, Tux!