Shin Megami Tensei IV (3DS)
A capa não esconde nada, Shin Megami Tensei de volta te dando duas escolhas: Bad Ending ou Bad Ending? Não importa o caminho a seguir, nenhum é feliz
O grande diferencial do jogo é o retorno de várias características clássicas dos RPGs que foram abandonadas em prol de um modo mais fácil de se acompanhar a história e navegar. Resumindo: Retorno triunfal do World Map e NPCs
A base e estrutura de todo funcionamento de jogo é o World Map riquíssimo, é o grande ponto positivo e negativo, há quanto tempo vocês não se perdem no World Map fazendo a Main Quest em um dos principais RPGs? Pois então.
A cada passo uma descoberta nova, itens a se coletar, side-quests a se conseguir, centenas de mid-bosses a se enfrentar e localidades novas a se descobrir, algumas de início sem valor, mas todas servem pra alguma coisa no futuro, aí vem a grande dificuldade: O jogo não segura na tua mão. E o fato dele ser escuro também não ajuda muito.
Nada de X, nada de ponto vermelho no mapa indicando para onde seguir, você tem que explorar tudo e puxar na memória por onde já passou, as informações são mais vagas do que o habitual porque o mapa se baseia em Tokyo e teoricamente o jogador deve saber que tal bairro é ao norte, leste ou oeste, onde fica o ponto de ônibus, onde fica a loja de roupas e barzinho da esquina!
São poucos os jogos que gastam tanta energia no World Map e NPCs, Dragon Quest, Wild Arms e o próprio SMT 1 e 2 são exemplos.
Da mesma forma que o SMT 1, 2 e 3, o jogo é voltado para os pequenos eventos com base na história mitológica dos monstros (ou adaptados). Então quem espera uma narrativa voltada aos personagens como os últimos jogos da franquia pode se decepcionar, achar a história pouca, mas pelo contrário, o jogo tem MUITO conteúdo, muito mais que os outros Main Games e mais ainda é descoberto via diálogo com NPCs, inclusive nos Extras
Quem é fã de mitologia jogue logo!
Mas mesmo que você não mergulhe de cabeça e investigue todo mundo, uma coisa é garantia de sucesso: Press Turn System, o mesmo sistema de batalha de Nocturne e Digital Devil Saga, o melhor sistema de batalha por turnos ever
Não vou descrever o sistema, nem o sistema de fusão, recrutamento, APPs e etc, prefiro contar minha experiência.
Eu no Lv.85 faço um ataque normal em um monstro Lv10 da segunda área do jogo, resistente a ataque físico e ele sobrevive na boa. True story.
Qual foi o último jogo que Status effect realmente te encheram o saco? Pois é, SMT IV é realmente um retorno ao passado dos RPGs, o que é positivo e negativo é subjetivo.
Só sei que estou xingando Poison até agora!
O RPG tradicional mais completo do 3DS até o momento, tem tanto o que se falar que fico por aqui mesmo.
Nota: 5/5
A capa não esconde nada, Shin Megami Tensei de volta te dando duas escolhas: Bad Ending ou Bad Ending? Não importa o caminho a seguir, nenhum é feliz
O grande diferencial do jogo é o retorno de várias características clássicas dos RPGs que foram abandonadas em prol de um modo mais fácil de se acompanhar a história e navegar. Resumindo: Retorno triunfal do World Map e NPCs
A base e estrutura de todo funcionamento de jogo é o World Map riquíssimo, é o grande ponto positivo e negativo, há quanto tempo vocês não se perdem no World Map fazendo a Main Quest em um dos principais RPGs? Pois então.
A cada passo uma descoberta nova, itens a se coletar, side-quests a se conseguir, centenas de mid-bosses a se enfrentar e localidades novas a se descobrir, algumas de início sem valor, mas todas servem pra alguma coisa no futuro, aí vem a grande dificuldade: O jogo não segura na tua mão. E o fato dele ser escuro também não ajuda muito.
Nada de X, nada de ponto vermelho no mapa indicando para onde seguir, você tem que explorar tudo e puxar na memória por onde já passou, as informações são mais vagas do que o habitual porque o mapa se baseia em Tokyo e teoricamente o jogador deve saber que tal bairro é ao norte, leste ou oeste, onde fica o ponto de ônibus, onde fica a loja de roupas e barzinho da esquina!
São poucos os jogos que gastam tanta energia no World Map e NPCs, Dragon Quest, Wild Arms e o próprio SMT 1 e 2 são exemplos.
Da mesma forma que o SMT 1, 2 e 3, o jogo é voltado para os pequenos eventos com base na história mitológica dos monstros (ou adaptados). Então quem espera uma narrativa voltada aos personagens como os últimos jogos da franquia pode se decepcionar, achar a história pouca, mas pelo contrário, o jogo tem MUITO conteúdo, muito mais que os outros Main Games e mais ainda é descoberto via diálogo com NPCs, inclusive nos Extras
Quem é fã de mitologia jogue logo!
Mas mesmo que você não mergulhe de cabeça e investigue todo mundo, uma coisa é garantia de sucesso: Press Turn System, o mesmo sistema de batalha de Nocturne e Digital Devil Saga, o melhor sistema de batalha por turnos ever
Não vou descrever o sistema, nem o sistema de fusão, recrutamento, APPs e etc, prefiro contar minha experiência.
Eu no Lv.85 faço um ataque normal em um monstro Lv10 da segunda área do jogo, resistente a ataque físico e ele sobrevive na boa. True story.
Qual foi o último jogo que Status effect realmente te encheram o saco? Pois é, SMT IV é realmente um retorno ao passado dos RPGs, o que é positivo e negativo é subjetivo.
Só sei que estou xingando Poison até agora!
O RPG tradicional mais completo do 3DS até o momento, tem tanto o que se falar que fico por aqui mesmo.
Nota: 5/5