Título:
Blue LockStatus: Em Publicação
Mangá de futebol que muitos consideram uma "desconstrução do gênero esportes" por ir contra tudo o que é estabelecido no gênero: trabalho em equipe, poder da amizade, um por todos e todos por um.
Ele é o oposto total do que é visto em
Inazuma Eleven e
Kuroko no Basket.
A premissa é que, existe uma organização que seleciona vários jogadores de futebol para participarem de um programa de treino chamado
Blue Lock, cujo objetivo é treinar e moldar jogadores do Japão para fazer um time só com os melhores e, no futuro, levar o País à Copa do Mundo.
Eu gosto muito de animes/mangás de esportes, (embora nunca gostei de assistir futebol de verdade kkk) mas a maioria segue uma fórmula genérica e previsível , e esse mangá é bem legal por ter uma premissa diferente e tentar se diferenciar desconstruindo tropes padrões do gênero.
O treinamento que os personagens fazem é bem severo e rígido, chega até a ser meio anti-ético, pois, eles vivem em um ambiente sem muitos privilégios; dormem no chão, são obrigados a conviver juntos, refeições "ruins", treinamento forçado, enfim... nem sei se isso chega a ser considerado maus-tratos, mas é meio que quase uma prova de resistência. Quem perde vai sendo eliminado e fica fora da seleção.
Os personagens com os melhores rankings que tem um tratamento melhor e mais "digno" e recebem comidas melhores.
As relações entre os personagens é bem intensa e a rivalidade é bem agressiva (do jeito que eu gosto).
Enfim, com o anime saindo esse ano eu espero que ele vire um hit, virando mainstream.
Mas, pelos animes de sucesso dos último dois anos, eu acho que o anime de 2022 será
Chainsaw Man ou
Jigokuraku.
Algumas artes fodas do mangá: