Final Fantasy IV (conhecido como Final Fantasy II nos EUA) é um dos maiores clássicos do gênero. Com uma história surpreendente, uma ótima trilha sonora, e uma jogabilidade simples, revolucionou a indústria dos RPGs na data de seu lançamento.
Gráficos: Para a época, os gráficos do jogo não eram dos melhores. O jogo originalmente seria lançado para o Nintendo original,no entanto, foi tomada uma decisão que FF4 sairia para o Super Nintendo em vez do NES. A Square desesperadamente tentou atualizar os gráficos do jogo, mas como eles não tinham muito tempo para isso, o jogo meio que foi lançado "as pressas" (neste quesito) , os gráficos melhoraram com as devidas modificações, mas não tanto quanto eles esperavam. No entanto, ainda assim eram muito bons em comparação com os outros jogos de SNES da época.
Som: Se por um lado os gráficos do jogo não eram o ponto forte, já a parte sonora é impecável. Produzida pelo genial mestre Nobuo Uematsu, a música de Final Fantasy IV é adequada a cada situação no jogo. O tema principal "Theme of the Red Wings" é algo memorável, que logo de cara faz com que o jogador já entre no clima inicial da história. Algumas destas músicas garantem a emoção, como por exemplo a "Battle With the Four Fiends"
História: Poucos jogos possuem uma história tão envolvente como Final Fantasy IV. Reviravoltas na trama sempre acontecem em rpgs, mas em FFIV ela ocorre logo de início, o que acaba proporcionando um elemento extremamente positivo para o decorrer da jogatina. Em nenhum momento ela perde o foco e tende a apresentar as mais variadas situações clássicas do que caracterizamos como um verdadeiro épico. Em dados momentos, o jogador pára e pensa " E agora ? O que vai acontecer e o que aconteceu com x personagem" ou ainda " , essa cena foi " XD.
Jogabilidade: O jogo utiliza-se do sistema clássico de combate que foi empregado nos títulos anteriores da série. Não há inovações a se considerar.
Cada personagem possui uma habilidade única que pode ser usada nas lutas, mas não há a possibilidade de mudar a classe dos personagens.
Dificuldade: Elevada em comparação com outros rpgs do console. Um único level up pode fazer grande diferença nas batalhas, principalmente contra os bosses ou grupo de inimigos que surgem pra láda metade do jogo, em dungeons extensas, onde um único passo significa um encontro com monstros. Os melhores equipamentos exigem certas tarefas a serem cumpridas para a sua aquisição e as magias mais poderosas consomem muito MP, então o jogador sempre há de ser cauteloso antes de sair lançando Bolt4,Ramuh, entre outros ...
Personagens:
Cecil Harvey
Cecil é o líder dos Red Wings, o exército do reino de Baron. Tendo sido criado pelo rei desde criança, ele é totalmente devotado a sua realeza. Infelizmente, por sua posição, Cecil é ao mesmo tempo respeitado e temido pela população em geral, e ele tem poucos amigos. Alguns deles são: Cid, o engenheiro de Baron, quem projetou as "caravelas voadoras do reino, e um soldado chamado Kain. Cecil também tem uma relação complicada com a maga Rosa, ele é de inicio uma pessoa muito "fria", que não deseja compartilhar suas obrigações militares com um amor que poderia prejudicar a si e a própria dama que luta para se aproximar do resoluto Dark Knight.
Cid Pollendina
Cid é o engenheiro-chefe de Baron, o cérebro por trás da tecnologia das caravelas voadoras utilizadas pelos Red Wings. Ele mora com sua filha,construindo aeronaves para o rei, e é um dos amigos de Cecil.
Rosa Farrell
Rosa é uma White Mage, ela estudou esse tipo de "magia do bem" , a fim de prestar ajuda a Cecil, seguindo os passos de sua mãe, que também se tornou uma White Mage para ajudar o pai de Rosa, um Dark Knight, como Cecil. Ela é apaixonada por Cecil, mas amargurada por não ter seu amor correspondido Ela é suave, gentil, e altruísta, dedicando sua vida a ajudar os outros.
Kain Highwind
Kain é um Dragoon, uma divisão de soldados de Baron que segue os passos de seu falecido pai. Apesar de ter sido oferecida a chance de maior prestígio, tornando-se um Dark Knight, ele preferiu continuar o legado de seu pai. Ele é pragmático e prosaico, equilibrando a tendência de seu amigo Cecil para aprofundar as motivações do rei, para Kain, ordens são ordens. Kain também tem um certo carinho por Rosa, acompanhada de frustração com relação disfuncional de Cecil com ela. Ele é, no entanto, um amigo leal, e a sua sensibilidade é o que honra a memória de seu pai.
Rydia
Rydia é uma criança precoce da aldeia de Mist, cujos cidadãos são treinados na rara arte da invocação mágica. Ela é jovem e inocente, mas tem personalidade e coragem, e possui a impetuosidade típica das crianças de apontar as falhas evidentes em adultos e agir inadvertidamente.
Tellah
Tellah é um velho sem muitas pretensões em relação ao mundo a não ser com a sua preciosa e amada filha, Anna. Ele é sábio mas um tanto ranzinza, que usa de seus poderes mágicos para compensar a sua já alta idade.
Edward Chris Von Muir
Edward é o príncipe de Damcyan e o herdeiro do trono após a morte de seus pais. Ele é frágil e carece de auto-confiança, mas a sua força é a música e o amor por Anna, filha de Tellah, o ancião.
Yang Fang Leiden
Yang é um mestre do karatê e vive no reino subterrâneo de Fabul. Extremamente leal ao reino, ele se prova um valoroso e determinado companheiro durante a jornada de Cecil e seus amigos.
Palom
Palom é um aprendiz de mago na cidade de Mysidia. Ele é atrevido e malicioso como uma criança normal, mas também uma criança extremamente talentosa.
Porom
Porom, como seu irmão Palom é uma maga aprendiz da cidade de Mysidia. Ela é gentil, educada, responsável.Por muitas vezes toma a culpa para si a fim de proteger seu irmão, mas costuma repreendê-lo com freqüência por sua grosseria e atitudes irresponsáveis.
FuSoYa
FuSoYa é um Lunarian, um antigo povo que habita a Lua. Ele desde tempos imemoriais aguarda a chegada de Cecil, pois algo muito importante o cavaleiro tem a desempenhar.
Golbez
Golbez é a a pessoa por trás da súbita corrupção do rei de Baron. Muito pouco se sabe sobre ele no início da história, mas no decorrer da história sua importância no geral se equivale a de Cecil, a partir do momento que muitas questões em aberto vão sendo solucionadas.
Finalizando..
Final Fantasy IV foi meu primeiro RPG e tenho grande consideração por ele. Cecil é conhecido como o "true hero" de toda a série Final Fantasy e não é por menos (meu personagem favorito dos RPGs . Pra quem ainda não jogou, decidi não dar spoilers comprometedores na história,apenas digo " JOGUEM IMEDIATAMENTE ESSE JOGO !"
Se você for um jogador mais radical, ou desgoste da antiga geração de -> OURO, não há problemas...
Por se tratar de um RPG de altíssimo nível, o mesmo foi "portado para diversos consoles como PlayStation, WonderSwan Color, Game Boy Advance, Nintendo DS e PSP.
Uma continuação também foi lançada e se chama Final Fantasy IV The After Years, que narra uma história alguns anos após o témino do épico original. Mas aí já é outra história.
Espero que gostem desta humilde review, na qual extrai algumas informações de sites específicos e dei minha opinião a respeito do jogo. Deem uma chance a este RPG e depois citem o resultado dessa recomendação.
Gregorio teacher, me perdoe se houver algum erro de português na review